São Paulo – Parlamentares e representantes dos empregados da Caixa fizeram um ato na terça-feira 17, no Salão Verde da Câmara dos Deputados, em Brasília, para protestar contra possível abertura de capital do banco público. A decisão está prevista para sair na reunião de quarta 18 do Conselho de Administração.
A mobilização, proposta pela Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, ocorreu na véspera do Dia Nacional de Luta, também em defesa da Caixa 100% pública.
"A Caixa é empresa pública por uma lei criada por esse Congresso Nacional, portanto eles não podem na discussão do estatuto da empresa, simplesmente transformar a Caixa Econômica em sociedade anônima. Isso teria de passar aqui pelo Congresso Nacional", disse o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), idealizador da Frente Parlamentar, ao abrir o ato. "Não é possível que façam isso sem aprovação do Congresso Nacional", completou.
A deputada Erika Kokay (PT-DF) também compareceu ao ato e afirmou, via Twitter, que o "governo ilegítimo de Temer enfraquece bancos públicos, ameaça a soberania nacional e promove o mais radical desmonte do Estado brasileiro".