Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Desastre no Nordeste

Óleo avança e atinge Praia dos Carneiros, em Pernambuco

Linha fina
Há 46 dias, 100 praias nordestinas já foram poluídas pelo avanço das manchas de óleo no mar. Governo segue buscando culpado ao invés de conter a destruição
Imagem Destaque
Reprodução Jornal Diário de Pernambuco

A Praia dos Carneiros, um dos cartões portais mais lindos do litoral sul de Pernambuco, também foi atingida pelas manchas de óleo que atingem o Nordeste. Há 46 dias, cerca de 100 praias já foram poluídas com o desastre ambiental.

Na manhã de sexta-feira 18, uma força-tarefa formada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Marinha, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Ibama sobrevoaram a região para monitorar o avanço do material tóxico.

Carneiros foi a localidade mais afetada. Centenas de voluntários estão envolvidos para a limpeza da orla. Donos de restaurantes fecharam as portas para reforçar o trabalho de remoção com seus funcionários. Voluntários utilizam boias, cabos, embarcações, sacos plásticos, tratores e caminhões na mobilização.

Carneiros, uma das praias mais bonitas do Brasil está contaminada. Foto: Reprodução: Diário de Pernambuco

Força tarefa

Com ajuda de helicópteros e embarcações 1,2 mil litros de óleo foram coletados em alto mar do Recife. Porém, a corrente marítima e o vento facilitaram o avanço dos fragmentos para outras localidades.

A partir desta sexta, uma Sala de Situação será instituída no Palácio do Campo das Princesas, no centro do Recife, para monitorar as manchas. Desde o aparecimento do óleo no litoral do Nordeste, 19 localidades foram atingidas em Pernambuco, de acordo com o IBAMA. As reuniões compõe representantes das Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, da Defesa Civil e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que atuam no caso.

Governo sem ação

Em setembro, a Justiça Federal de Sergipe já havia determinado que o governo federal tomasse medidas para conter o avanço de óleo que atinge o litoral de diversos estados do Nordeste.

Porém, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse que o vazamento de óleo pode ter sido cometido intencionalmente com o objetivo de prejudicar o megaleilão de petróleo da cessão onerosa que será realizado em novembro.

Essa já é a segunda teoria de Bolsonaro sobre a origem do petróleo. Na quinta-feira 17, durante sua live semanal no Facebook, o presidente voltou a repetir que o óleo seria de origem venezuelana.

Na quinta-feira, o Ibama confirmou que o óleo é venezuelano, mas ressaltou que isso não significa necessariamente que a Venezuela seja a responsável pelo vazamento.

seja socio