Pular para o conteúdo principal

Empregados cobram protocolo mais rigoroso contra Covid-19

Linha fina
Sindicato e Apcef/SP têm recebido maior número de denúncias de casos da doença e creditam isto a afrouxamento das medidas de segurança pelo banco. E lembram à direção da Caixa que o ritmo de contágio e a média de mortes por coronavírus ainda são muito altos no Brasil
Imagem Destaque

O número de denúncias sobre casos de Covid-19 feitas pelos empregados da Caixa ao Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e à Apcef/SP aumentou muito nesta semana. Os bancários se queixam por terem sido afastados tardiamente e de higienização precária nas unidades, dentre outros problemas. Para o Sindicato, o aumento pode estar refletindo o novo protocolo adotado pelo banco, menos rigoroso do que o definido após negociação com o movimento sindical, em março, no início da pandemia no país.

“A direção da Caixa precisa entender que a pandemia não acabou. Pelo contrário, o número de infectados ainda é muito alto e a média diária de mortes por Covid-19 tem ultrapassado a casa de 600. Mas parece que a atual gestão do banco, seguindo o que propaga o governo Bolsonaro, minimiza a maior crise sanitária por que estamos passando no país. Enquanto na Europa os países estão voltando a adotar medidas restritivas, aqui a Caixa afrouxou o protocolo para lidar com a doença. Estamos cobrando do banco que retome as medidas adotadas em março”, diz o dirigente sindical da Apcef/SP, Leonardo Quadros.

O dirigente destaca que o novo protocolo prevê o afastamento apenas dos empregados que tiveram contato por mais de 15 minutos e a 1 metro de distância da pessoa infectada. Apesar disso, a atuação das entidades representativas dos empregados tem garantido, quando acionadas, que o banco aja de forma diferente.

“Afastar só quem teve contato mais direto com a pessoa positiva para coronavírus é absurdo! Todos os trabalhadores daquela unidade, bancários e terceirizados, devem ser afastados, uma vez que o vírus se espalha no ar e fica em móveis e objetos. O novo protocolo também não prevê que todos da agência ou departamento sejam testados, após a comprovação de um caso no local. Mas a atuação do Sindicato e da Apcef/SP tem garantido a testagem de todos”, conta Leonardo.

Caixa: empregados devem notificar Sindicato sobre Covid-19

Só nesta semana, cita o dirigente, houve um segundo caso na agência da Paulista, um em Taboão da Serra, outro na agência João de Luca (zona sul) e um na agência empresarial Ipiranga (Pinheiros), dentre outras unidades da Caixa. “Antes a média de denúncias era de três por semana. Por isso achamos que as medidas menos seguras adotadas pelo banco fizeram com que o número de contaminações entre empregados tenha aumentado”, diz Leonardo.

Outro problema é a higienização precária. “Os bancários têm nos relatado que a higienização da unidade, após caso confirmado, não é adequada. Isso porque está sendo feita pelo próprio pessoal da limpeza, quando deveria ser realizada por equipe especializada. Estamos cobrando isso do banco também”, informa o dirigente.

Leonardo destaca que essa cobrança só é possível porque chegam ao Sindicato e à Apcef/SP os relatos dos bancários. “Por isso que nós reforçamos que os trabalhadores devem procurar as duas entidades quando não houver testagem de todos, quando os trabalhadores não forem afastados, quando a higienização for precária, ou diante de qualquer outro problema em relação ao coronavírus. É a denúncia dos bancários que vai garantir que a gente atue em defesa da saúde e da vida dos trabalhadores e da população".

Procure o Sindicato

Para que o Sindicato possa atuar é imprescindível a informação dos empregados. Veja abaixo links para contato:

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar

> Central de Atendimento - você pode falar conosco pelo telefone 4949-5998, ou via chat ou solicitação via formulário

> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

seja socio