Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Cidadania

Associação Rede Rua recebe homenagem da Câmara Municipal de São Paulo

Imagem Destaque
Padre Arlindo recebe a Salva de Prata das mãos do vereador e deputado estadual eleito Eduardo Suplicy (PT) e da vereadora licenciada e atual secretária de Direitos Humanos da cidade de São Paulo, Soninha Francine

A Associação Rede Rua recebeu a Salva de Prata pelo trabalho desenvolvido no resgate da cidadania e direito à vida digna da população em situação de rua da capital paulista. A homenagem foi concedida em sessão solene da Câmara de Vereadores de São Paulo, na tarde desta segunda-feira 24.

>Faça a sua doação para o Rede Rua

A Salva de Prata é uma honraria oferecida a instituições, organizações sociais, fundações ou entidades como forma de destacar os serviços prestados para a cidade de São Paulo.

Durante a solenidade Padre Arlindo Dias, presidente da Associação Rede Rua, citou uma frase do dramaturgo, poeta e encenador alemão Bertolt Brecht, e que orientou a Rede Rua desde o começo: “Diz-se violento o rio que tudo arrasta, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem.”

“Nós estamos vendo todos os dias essa opressão em cima dos mais frágeis e dos mais pobres, em cima da população de rua. É hora de repetir que a violência vem desse sistema econômico que todos os dias joga mais gente na rua (…). Nossa luta não vai parar enquanto as praças e ruas desta cidade não se tornarem locais apenas de passeio, de encontro, de festa e de alegria. Porque rua não é lugar para morar. Rua é lugar para festa, alegria e encontro.”

Padre Arlindo também agradeceu ao Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região por conceder a Quadra dos Bancários para a distribuição de refeições e acolhimento da população em situação de rua.

“Quando, no início desta parceria, começou com o Movimento Estadual da População em Situação de Rua, a Quadra dos Bancários esteve de portas abertas para o nosso trabalho”, enfatizou.

“Nós estamos caminhando para um momento decisivo do Brasil. De decidirmos entre um projeto que acolhe e cuida dos mais pobres, e um projeto sempre mais de exclusão dos pobres deste país. Anualmente, nos governos Lula e Dilma o presidente da República fazia deferência à população de rua e ia à Quadra dos Bancários se encontrar, ouvir e discutir com a população de rua os seus problemas. Mas não só isso: num pais onde 33 milhões estão morrendo de fome e o agronegócio exporta comida, e nós temos de passar a vergonha de vermos brasileiros famintos, o Projeto Fome Zero tinha acabado com a fome. E nós retornamos a um patamar que não se compreende.”

João Fukunaga, Secretário de Organização e Suporte Administrativo do Sindicato e bancário do Banco do Brasil, participou da solenidade representando a entidade.

“A Rede Rua é um a inciativa que o Sindicato sempre abraçou, por isso nós falamos que é um Sindicato Cidadão. Ele não atua só pela sua categoria, só corporativamente, mas atua também ajudando a sociedade e trazendo esse olhar para a categoria bancária. Estamos nessa luta desde os anos 90 com o Projeto Travessia, que acolhe crianças e moradores de rua, dá capacitação para elas, e agora intensamente com o Projeto do Rede Rua. Então quero parabenizar a inciativa, é um projeto importantíssimo, a gente precisa de mais recursos para continuar.”

João Fukunaga, Secretário de Organização e Suporte Administrativo do Sindicato e bancário do Banco do Brasil

>Faça a sua doação para o Rede Rua

João estendeu a homenagem ao dirigente sindical e bancário do Banco do Brasil Ernesto Izumi, que deu início ao apoio à Rede Rua, através do jornal O Trecheiro – Notícias do Povo da Rua, e depois, com a chegada da pandemia e a crise social subsequente, trouxe o projeto para a Quadra dos Bancários.

“Esta iniciativa existe muito pelas mãos de Ernesto que, hoje, preside o Projeto Travessia, dando continuidade ao trabalho do Sindicato Cidadão e também foi o idealizador da construção de uma bica de água na Quadra, no início da pandemia, para que as pessoas em situação de rua possam lavar as mãos e se hidratar. Fico feliz em continuar este projeto que o Ernesto começou lá atrás, dando seguimento à alimentação das pessoas em situação de rua.

A entrega da Salva de Prata para a Associação Rede Rua foi uma iniciativa da vereadora licenciada e atual secretária de Direitos Humanos da cidade de São Paulo, Soninha Francine.

“Por meio de uma homenagem você faz o reconhecimento de um trabalho de quem não espera (…). É obvio que a Rede Rua fazia jus a essa homenagem, a Salva de Prata, pelo trabalho excelente que faz em parceria com o poder público, e que faz sem parceria com o poder público”, disse Soninha.

A sessão solene foi presidida pelo vereador e deputado estadual eleito Eduardo Suplicy. “É uma homenagem à população de rua que tem crescido. Seria normal que um país com a capacidade produtiva do Brasil pudesse estar diminuindo significativamente a população em condição de pobreza extrema. Entretanto o que nós temos visto na nossa cidade e em tantas cidades brasileiras é o aumento da população em situação de rua (…). E é com muita alegria que eu presido esta sessão para a entrega da Salva de Prata para a Associação Rede Rua.”

https://www.youtube.com/watch?v=3BwYQHMDwk4

https://www.youtube.com/watch?v=3BwYQHMDwk4&t=683s
https://youtu.be/3BwYQHMDwk4?t=683
https://www.youtube.com/watch?v=3BwYQHMDwk4&t=683s

seja socio