Pular para o conteúdo principal
Chapéu
História em Pílulas

1986: 70 mil bancários perdem emprego com plano cruzado de Sarney

Imagem Destaque
Fotografia mostra bancários em greve contra o plano cruzado

Neste episódio do História em Pílulas, o destaque é o plano cruzado.

Em 11 de setembro de 1986, uma greve é deflagrada pela categoria bancária contra o plano cruzado e medidas implementadas por decreto lei no governo Sarney. O plano consistia em uma série de medidas para lidar com a crise inflacionária no Brasil.

Cerca de 70 mil bancários perderam seus empregos e 500 agências foram fechadas em consequência do plano.

Em agosto daquele mesmo ano, no Encontro Nacional dos Bancários, a categoria aprovou como reivindicações um reajuste de 26,5% de reposição salarial, piso unificado em 3 mil cruzados, 5% da produtividade e estabilidade no emprego.

Em setembro, 500 mil bancários entram em greve. O governo reprime duramente a manifestação e prende 31 trabalhadores, dentre eles três diretores do Sindicato: Tita Dias, Inocêncio Pimentel e Toninho do Itaú, além dos carros de som.

Quer saber como finalizou essa greve?

Assista! A série faz parte das comemorações pelos 100 anos do Sindicato, completados em abril, e vai ao ar com um episódio por semana. Siga o Sindicato dos Bancários de São Paulo nas redes sociais: Instagram, Facebook, Youtube, Twitter X, TikTok e Linkedin, em todas o perfil da entidade é @spbancarios.

seja socio