Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Fórum Internacional

Bancários da América Latina discutem digitalização e empregos no setor financeiro

Imagem Destaque
Mesa de abertura do Fórum Internacional sobre Digitalização Financeira

Representantes de sindicatos de bancários do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, México, Paraguai e Peru estão reunidos na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), em São Paulo, para discutir o setor financeiro atual e o mercado de trabalho bancário. O Fórum Internacional sobre a Digitalização Financeira começou nesta quarta-feira 25 e vai até sábado 28. O evento é realizado pela Contraf-CUT, junto com a UNI Américas Finanças – braço da UNI Global Union –, com a alemã Fundação Friedrich Ebert Stiftung e com a Sask, organização finlandesa de cooperação para o desenvolvimento do movimento sindical.

O impacto da tecnologia nos empregos da categoria no Brasil foi destacado pela presidenta da Contraf-CUT e vice-presidenta da CUT, Juvandia Moreira, durante a abertura do evento. “Especificamente para a nossa categoria, onde a área de TI cresceu muito, diminuíram as vagas nos bancos para algumas funções como, por exemplo, a de caixa, que era a base da pirâmide.” Ela ressaltou ainda a urgência da regulação do setor. “Todos esses exemplos de instituições que comentei [Nubank, Mercado Livre] têm autorização para lidar com o dinheiro do povo, para lidar com os recursos da sociedade, e isso, se não muito regulado, pode significar uma crise financeira nas proporções da que a gente viu em 2008. Nosso desafio não é só o emprego bancário, mas também pensar na regulamentação”, concluiu.

A presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Neiva Ribeiro, falou sobre a necessidade de usar a tecnologia a favor da sociedade e não do capital.

“Precisamos lutar para que a tecnologia favoreça os trabalhadores e também para o fortalecimento dos sindicatos, da Contraf-CUT e das demais entidades que fazem parte da UNI Américas.”

Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

Desafios para o movimento sindical

Em uma das mesas de debate, o economista do Dieese Gustavo Cavarzan traçou um painel sobre o setor financeiro e empregos no Brasil. O setor bancário brasileiro é o segundo que mais investe em tecnologia: R$ 34,9 bilhões em 2022, 18% a mais do que em 2021. “A face mais visível nesse processo é a digitalização das transações bancárias. Em 2022, quase 66% dessas transações foram no celular, 11% no computador e apenas 2% nas agências bancárias. Há 10 anos o celular nem aparecia nos dados e as agências eram responsáveis por cerca de 20%.” Isso se reflete no emprego bancário: “Todo esse processo inicialmente apontava para queda do emprego no setor, mas o que houve foi segmentação: nas fintechs, bancos digitais, correspondentes bancários... A categoria bancária era 60% das vagas no setor financeiro em 2012 e hoje é 44%. E os empregados de agências são os que mais sofreram redução: 20 mil postos de caixas a menos.”

E os empregos resultantes dessa segmentação, destacou o economista, têm jornadas maiores e remunerações menores. “Esses trabalhadores não são representados pelos sindicatos de bancários, que têm tradição de mobilização e força de negociação. Estão pulverizados em sindicatos menores ou nem mesmo são representados por sindicatos. Esse é o grande desafio do movimento sindical bancário hoje, o de organizar esses trabalhadores.”

Em uma breve intervenção, a secretária-geral do Sindicato, Lucimara Malaquias, falou sobre a atuação do Sindicato nesse contexto.

“O Nubank tem cerca de 4 mil trabalhadores, a maioria financiários e a maioria em São Paulo. Nós conseguimos trazer para o Sindicato em torno de 1.800 desses trabalhadores. Ainda não conseguimos a totalidade, mas essa entrada nossa é importante, porque marca o início de uma aproximação. Temos trabalhado na meta de expandir nossa representação para trabalhadores de outros bancos digitais, financeiras, cooperativas, correspondentes bancários e fintechs. Alcançando empregados para além dos cinco maiores bancos.”

Lucimara Malaquias, secretária-geral do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

Realidades similares

Sindicalistas de outros países latino-americanos destacaram problemas semelhantes aos do Brasil: forte digitalização, redução de postos de trabalho e precarização dos empregos bancários.

O diretor regional da Uni Americas Finanças, Guillermo Maffeo, falou sobre o trabalho desenvolvido pela entidade diante dessa realidade. “Estamos criando observatórios regionais para pesquisar o tema. Geramos uma plataforma muito interessante, através de acordo com os governos, para avançar nessa busca da regulamentação do setor financeiro, pois sem regulamentação sofrem os trabalhadores e também os usuários. Além disso, apoiamos o fortalecimento dos sindicatos, pois sabemos que as diferenças de jornadas e salários estão vinculadas com o fato de os trabalhadores serem ou não sindicalizados. Os empresários defendem que os empregados de fintech são outra categoria e que têm melhores condições de trabalho, mas sabemos que isso não é verdade, eles não têm benefícios sociais e isso tem a ver com a falta de sindicalização.”

Os debates do Fórum Internacional continuam na quinta-feira. Veja aqui a programação.

seja socio