Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Dia Nacional de Luta

Empregados se mobilizam em todo o país pelo Saúde Caixa

Imagem Destaque
Dezenas de bancários e bancárias da Caixa seguram cartazes em defesa do Saúde Caixa

Empregados e empregadas da Caixa em todo o Brasil realizaram, nesta terça-feira 17, uma grande mobilização em defesa do Saúde Caixa. Na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, os trabalhadores vestiram branco e atrasaram o ponto em 6 minutos e meio, em protesto pelo fim dos 6,5% da folha de pessoal como teto para a contribuição da Caixa para o plano.

Também em São Paulo, os empregados realizaram paralisações parciais na Superintendência Norte e na Superintendência Leste, assim como nas áreas e agências que também funcionam nos prédios. Durante a paralisação, foram realizadas reuniões para conversar com os trabalhadores sobre as negociações e riscos do Saúde Caixa.

Os trabalhadores estavam mobilizados também nas redes sociais: realizaram um tuitaço das 11h às 12h com o hasteg #QueremosSaúdeCaixa.

Dirigentes sindicais no Dia Nacional de Luta em defesa do Saúde Caixa

Os empregados estão em campanha pela renovação do acordo aditivo do Saúde Caixa. O fim do teto de 6,5%, previsto no estatuto do banco desde 2017, no governo Temer, faz parte da pauta dos trabalhadores. Os 6,5% ameaçam os princípios de solidariedade do Saúde Caixa e sua sustentabilidade.

Outras reivindicações são a manutenção dos 70/30 da coparticipação (70% para a Caixa e 30% para os empregados); a permanência dos princípios da solidariedade e do pacto intergeracional; Saúde Caixa para todos; e a melhoria e ampliação da rede credenciada.

No Dia de Luta teve paralisação parcial na SR Leste

“Os empregados da Caixa sabem da importância do Saúde Caixa e estão mobilizados para defender o plano. Além do Dia de Luta, nas últimas semanas, o Sindicato e a Apcef-SP têm percorrido agências e departamentos conversando com os trabalhadores sobre as negociações. O Saúde Caixa é uma conquista histórica dos trabalhadores da CEF e o teto de 6,5% do estatuto e a cobrança por faixa etária impedem sua sustentabilidade”, destacou Vívian Sá, dirigente do Sindicato e empregada da Caixa.

“Em todo o país, os empregados e empregadas deram uma mensagem clara para a direção do banco: estamos atentos às negociações do GT e  prontos para defender o Saúde Caixa. No próximo dia 30 de outubro, uma segunda-feira, teremos mais um importante Dia Nacional de Luta. E mais uma vez chamamos todos os trabalhadores a acompanharem as orientações do Sindicato e se juntarem à luta em defesa do Saúde Caixa”, acrescentou Luiza Hansen, também dirigente do Sindicato e empregada do banco.

seja socio