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Sindicato cobra, em reunião, o fim do assédio moral nas agências digitais do Itaú

Imagem Destaque
Imagem em desenho mostra uma figura feminina dentro de um quadrado azul, sob um fundo laranja. Vários braços estão apontados em direção a ela, que está com semblante triste. Sob esta figura, uma faixa negra na diagonal onde se lê "Basta!"

O Sindicato dos Bancários de São Paulo cobrou do Itaú o fim do assédio moral nas agências digitais e no Ceic, em reunião realizada com representantes do banco nesta segunda-feira 9.

A entidade vêm recebendo muitas denúncias referentes a assédio moral para o cumprimento de metas e também sobre exposição de ranking, o que é proibido pela Convenção Coletiva de Trabalho. Os empregados também relatam pressão para venda casada, prática vedada pelo Código de Defesa do Consumidor.

“Cobramos do banco uma postura mais firme contra o assédio na agências digitais e no Ceic, e reivindicamos que, na próxima reunião, com data indicativa entre o fim deste mês e o começo de novembro, esteja presente um responsável da direção das agências digitais para conversar conosco.”

Jair Alves, dirigente sindical e bancário do Itaú

Atualmente, as agências digitais têm mais de 6 mil empregados divididos nos segmentos Personnalité, Uniclass e Empreenda.

Solução definitiva para caso grave de assédio

O Sindicato também cobrou uma solução para um caso específico muito grave de assédio moral praticado em uma agência digital. A denúncia foi feita no canal do Sindicato. A entidade a encaminhou ao Itaú. A solução dada pelo banco, contudo, foi considerada insatisfatória.

“Pedimos para o banco reabrir esse caso considerado muito grave e tomar uma providência definitiva. O banco se comprometeu a reabrir a ocorrência, e a conclusão será apresentada na próxima reunião. Este fato não pode ficar impune”, afirma Jair.

Denuncie ao Sindicato

O Sindicato possui um Canal de Denúncias que possibilita aos trabalhadores e trabalhadoras do sistema financeiro uma forma fácil e sigilosa de realizarem denúncias sobre assédios, desrespeito aos direitos e falta de condições de trabalho, assegurando a apuração, acompanhamento e retorno efetivos de cada caso.

“É importante que os trabalhadores se apropriem e utilizem, quando e se necessário, o Canal de Denúncias do Sindicato a fim de enfrentarmos e eliminarmos um ambiente de trabalho adoecedor. Os bancários não devem ficar calados diante de condições de trabalho inadequadas e do assédio moral. Denuncie ao Sindicato, para que possamos cobrar soluções do banco, garantindo o anonimato do denunciante”, afirma Jair.

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