Pular para o conteúdo principal
Chapéu
#QueremosSaúdeCaixa

Saúde Caixa: empregados protestam em todo o país pela retomada das negociações

Imagem Destaque
Imagem mostra protesto pela retormada das negociações para a renovação do acordo coletivo de trabalho do Saúde Caixa

Empregados da Caixa Econômica Federal protestaram nesta segunda-feira 30, em agências e departamentos administrativos de todo o país, para cobrar da direção do banco a retomada das negociações para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Saúde Caixa. O ACT atual é válido somente até o final do ano.

Os trabalhadores vestiram branco e houve paralisações parciais nos locais de trabalho. Também foi realizado um tuitaço com a hashtag #QueremosSaúdeCaixa.

“Faltam poucas semanas para resolvermos a questão do Saúde Caixa. A direção do banco precisa voltar para a mesa de negociação. Queremos um Saúde Caixa que matenha o pacto intergeracional e a solidariedade; e construir uma saída que mantenha a sustentabilidade do plano, e permita que ele seja viável para todos”, afirma Chico Pugliesi, diretor executivo do Sindicato dos Bancários de São Paulo e membro do Conselho de Usuários do Saúde.

Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, ressalta que a negociação parou em um impasse, porque a direção do banco projeta reajustes para o plano em valores exorbitantes para os trabalhadores.

Entenda a situação do Saúde Caixa

Em 2017, na esteira do golpe que retirou Dilma Rousseff da Presidência da República, a direção da Caixa promoveu uma mudança em seu Estatuto Social, sem nenhuma negociação com a representação dos empregados, e impôs um teto de custeio que limita os gastos da empresa com a saúde dos seus empregados em até 6,5% da folha de pagamento.

O Acordo Coletivo de Trabalho específico do Saúde Caixa define que a direção do banco arque com os 70% dos custos do plano de saúde. Mas o teto de 6,5%, imposto pelo Estatuto, limita os gastos da Caixa e a impede de cumprir o modelo de custeio 70/30 (70% de responsabilidade do banco e 30% dos empregados) definido no ACT.

Assim, as despesas que excedem os 6,5% são transferidas aos empregados, que acabam pagando mais do que os 30% definidos no acordo com o banco. Por enquanto, isso estava sendo coberto pelo fundo de reserva do plano, mas as projeções mostram que isso não será mais possível.

Nestas condições, as projeções realizadas pela Caixa apontam que o aumento médio das mensalidades dos empregados seria de 85% em 2024 e 107% em 2025, e com isso voltam as pressões para que a Caixa adote a cobrança por faixa etária, que foi implementada nas demais estatais por força da CGPAR 23.

A cobrança por faixa etária não resolve o problema principal: a redução da participação da Caixa no custeio. Seu efeito, na verdade, seria a quebra dos princípios da solidariedade e do pacto intergeracional, instituídos desde a criação do plano para garantir o direito ao plano de saúde para todos as empregadas e empregados da ativa e aposentados, já que com a constante transferência de custos para os empregados faria com que os sucessivos aumentos de mensalidade fossem bem superiores à inflação, e o valor da mensalidade comprometeria a renda dos trabalhadores a um nível em que a permanência no plano ficaria insustentável e estes usuários sairiam do plano (como ocorreu nas autogestões que implementaram a cobrança por faixa etária, como o plano dos Correios, que tinha 400 mil usuários e passou a 219 mil).

A alternativa para a sustentabilidade do Saúde Caixa, que foi concebido como uma política de assistência à saúde (e não meramente como um plano), passa pelo aumento da participação da Caixa no custeio e pela manutenção de seus princípios de solidariedade e do pacto intergeracional. Apenas desta forma o plano será economicamente sustentável e financeiramente viável aos empregados.

“Neste Dia de Luta, é fundamental a participação dos empregados da Caixa de todo o país na defesa do Saúde Caixa. O nosso plano de saúde está sendo atacado e precisamos garantir saúde digna para todos. Não podemos permitir a destruição de uma conquista”, afirma o presidente da Fenae, Sérgio Takemoto.

seja socio