Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Artigo

Democracia se fortalece com o seu voto

Imagem Destaque
Imagem de Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

Mais de 120 milhões de brasileiros foram às urnas no último domingo, 06 de outubro, para definir o futuro de 5.569 cidades de todo país. Graças a segurança, eficiência e agilidade das urnas eletrônicas, a definição do primeiro turno foi conhecida ainda no final do dia.

Devemos olhar com cuidado e responsabilidade o avanço geral da direita no país, que propõe pautas que excluem a centralidade do trabalho; se posiciona contra a distribuição de renda e riqueza e de uma reforma tributária que taxe os super ricos, além de não priorizar o meio ambiente, para inclusão e cidadania. A lógica neoliberal segue avançando e ameaçando os direitos da população mais vulnerável, defendendo a privatização e a informalidade.

A população precisa de trabalhos decentes, direitos sociais, moradia e melhores condições de vida.

E, apesar do avanço de candidatos conservadores, que prometem combater a ideologia de gênero e pautas que promovam a igualdade de oportunidades, tivemos o avanço de 624 candidaturas transexuais e travestis a prefeituras e câmaras municipais em 2024. Dessas, ao menos 25 foram eleitas ao legislativo e 12 foram as mulheres mais votadas de municípios brasileiros.

Mulheres seguem sub-representadas

As mulheres continuam sub-representadas na política. Entre as candidaturas nas eleições de 2024, 15% foram de mulheres e 85% de homens. Mas entre os eleitos esse índice cai, sendo apenas 13% de mulheres eleitas e 87% de homens.

Só na cidade de São Paulo, por exemplo, a Câmara Municipal elegeu 20 mulheres, 7 a mais do que em 2020. Isso torna a proporção de vereadoras no município praticamente o dobro da proporção nacional. Na capital paulista, elas representam 36,3% dos 55 parlamentares.

Inclusão, justiça e igualdade

Dentre as 52 cidades que disputarão o 2º turno nas eleições municipais, o PT concorrerá em 13 cidades, sendo 4 capitais. Além, claro, da disputa na cidade de São Paulo, onde possui Marta Suplicy na chapa ao lado de Guilherme Boulos (PSOL). Permaneceremos em campanha, pela vitória de um projeto de cidade mais inclusivo, justo e igualitário.

Eleitores durante dia de votação nas eleições 2024. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Na cidade de São Paulo, a propósito, vencemos a mentira, a desinformação, misoginia e todo conservadorismo representado por Pablo Marçal, que não disputará o segundo turno. Vencemos ainda com a ampliação de uma bancada representativa. O PT alcançou a maior bancada de vereadores com 8 representantes e somará com outras frentes progressistas na construção de uma cidade melhor.

Que a democracia siga fortalecida tanto nas urnas quanto no dia a dia, com a participação popular e o compromisso de uma governança do povo para o povo.

seja socio