Imagem Destaque
Em assembleia virtual, encerrada às 16h do dia 27 setembro, os trabalhadores do Banco Pine, da base do Sindicato, sócios e não sócios da entidade, aprovaram Acordo Coletivo de Trabalho de renovação do Programa de Participação nos Lucros ou Resultados para o exercício de 2024.
“Agradecemos a participação dos bancários do Pine na assembleia que aprovou este acordo. Entre outros pontos, o acordo assegura um piso significativo, que representa quase o valor do piso de admissão da categoria bancária, e que deve ser pago sempre integralmente, sem proporcionalidade ao período trabalhado no ano”, destaca o dirigente do Sindicato, Marcelo Gonçalves.
Confira abaixo os principais pontos do acordo:
- O programa próprio é adicional e sem qualquer compensação sobre os valores devidos a título de PLR previstos na Convenção Coletiva de Trabalho para o exercício de 2024. Como o Banco Pine teve lucro no primeiro semestre de 2024, os trabalhadores receberam no dia 30 de setembro a antecipação da PLR prevista na CCT e também do programa próprio.
- O programa próprio será pago aos empregados se o banco atingir 100% dos objetivos técnicos operacionais previstos para o ano de 2024. Esses objetivos são compostos das Metas Corporativas, Metas de Áreas e das Metas Individuais, e consideram as condições e gatilhos da instituição financeira;
- O programa próprio, em relação às métricas e pesos, tem pesos individuais de 40%, e ainda há o percentual de 20% em relação ao fator de ajuste gerencial, o qual permite uma avaliação subjetiva. É importante que os empregados acompanhem diretamente essas avaliações;
- O acordo ainda prevê a concessão de uma 14ª cesta alimentação, que deverá ser paga até o mês de outubro de 2024, nas mesmas condições previstas na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária.