
Em reunião com o BlueBank ocorrida na manhã desta quarta-feira 15, o Sindicato dos Bancários de São Paulo apresentou a pauta de reivindicações construída em plenária virtual com os demitidos:
- Extensão do plano de saúde por 180 dias;
- Décima terceira cesta-alimentação;
- Retomada da negociação de PPR linear para todos os demitidos e empregados da ativa.
Os interlocutores da instituição financeira se comprometeram a apresentar a pauta aos diretores e a trazer um retorno para o Sindicato.
“Pedimos agilidade nessa resposta, porque os trabalhadores têm pressa. O Sindicato seguirá monitorando a situação, organizando os bancários e cobrando responsabilidades. Novas reuniões poderão ocorrer nos próximos dias e os envolvidos na demissão devem acompanhar os desdobramentos no site e nas redes do Sindicato”, orienta Lucimara Malaquias, secretária-geral do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
Durante a reunião, os representantes sindicais apontaram a indignação dos trabalhadores, que alegam falta de transparência e desrespeito ao longo de toda a relação de trabalho no BlueBank.
“Também lembramos que o banco apresentou lucro de R$ 60,5 milhões no primeiro semestre de 2025. Além disso, outras empresas pertencem ao grupo econômico que respondem solidariamente na responsabilidade com os trabalhadores”, enfatiza Irene Juarez, diretora do Sindicato.
Documentação rescisória
Além das reivindicações, os representantes dos trabalhadores solicitaram o envio imediato da documentação rescisória aos trabalhadores, que inclui termo de rescisão de contrato, chave de identificação para saque do FGTS, guia seguro desemprego e ASO demissional.
Pela lei, o banco tem até 10 dias após a demissão para realizar o crédito dasa verbas rescisórias em conta corrente e enviar essa documentação aos trabalhadores.
“Na plenária realizada no dia 9 de outubro nós identificamos que muitos não haviam recebido essa documentação, e cobramos que isso seja feito imediatamente. O banco disse que a maioria já foi realizada, que os poucos que faltam ainda estão dentro do prazo de 10 dias, e que o prazo será cumprido”, relata Lucimara.
O Sindicato deve ser acionado pelos trabalhadores que não tiverem recebido a documentação dentro do prazo de 10 dias. Veja canais abaixo.
Procure o Sindicato
Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.
Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat ou solicitação via formulário ou whatsapp.
Redes Sociais - nossos canais no Facebook, Twitter e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria bancária.
Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.
