Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Sindicato

Empresa pode assumir terceirizados da CEF

Imagem Destaque
Uma nova empresa pode assumir os contratos dos trabalhadores da Prodatec, terceirizada que faliu e prestava serviços de digitação para a gerência de Fundo de Garantia da Caixa Econômica Federal. São 600 empregados no Brasil, 383 deles em São Paulo, que estão sem receber os salários do mês de novembro. Pela manhã houve uma reunião entre o banco e empresas interessadas em assumir o serviço. O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que foi convocado pelos trabalhadores, não teve acesso.

"Ficamos sabendo que já tem uma empresa interessada na contratação. Provavelmente, a partir de quarta-feira, a Plansul deverá iniciar a contratação. Porém, ela não quer se responsabilizar pelos funcionários com problemas de saúde ou de gravidez", disse Jackeline Machado, bancária da CEF e diretora do Sindicato.

A entidade colocou à disposição dos trabalhadores toda assistência jurídica. “Vamos ingressar com ações contra a Prodatec e contra a Caixa que é co-responsável por esses trabalhadores”, conta Jackeline. De acordo com a diretora do Sindicato, os próximos passos serão acompanhados atentamente. "O que os trabalhadores quiserem fazer, qualquer gesto de solidariedade nós estaremos ao lado. Indicamos até a criação de um fundo que os mantenha enquanto a situação não se resolve. O fato é que essa situação é mais uma prova da irresponsabilidade dos bancos quando terceirizam seus serviços.” Todas as operações que envolvem FGTS na CEF estão prejudicadas devido ao fechamento da Prodatec.
seja socio