A direção do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região reúne-se nesta segunda-feira, 10 de novembro, com as direções do Itaú e do Unibanco, para tratar da preservação dos empregos e dos direitos dos mais de 100 mil bancários das duas instituições financeiras, que anunciaram na semana passada início de processo de fusão.
A negociação está marcada para as 15h, no Centro Empresarial Itaú Conceição (Ceic) – localizado no Jabaquara e com acesso pela estação Conceição do metrô. O Itaú foi o primeiro a responder a solicitação do Sindicato. Na última sexta-feira, o Unibanco também confirmou participação.
"Vamos buscar um compromisso formal pela manutenção do número de agências, preservação de empregos e direitos. Queremos estabelecer um canal de diálogo permanente com as direções dos bancos de forma a reduzir o clima de insegurança entre os trabalhadores”, disse Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
Associados, Itaú e Unibanco criam o maior banco do Hemisfério Sul e um dos vinte maiores do mundo, com 4.800 agências e PABs em todo o país, representando 18% da rede bancária nacional. São 14,5 milhões de clientes de conta corrente, ou 18% do mercado.
"Os números que os bancos divulgaram indicam que será necessário não só preservar empregos, como criar novos postos de trabalho, para fazer jus ao título e manter a qualidade de atendimento desses milhões de clientes e de outros que podem vir se somar", completa o presidente do Sindicato.
Imagem Destaque