Pular para o conteúdo principal

Desmantelada maior fraude no seguro-desemprego

Linha fina
Prejuízo estimado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e Polícia Federal é de cerca de R$ 30 milhões
Imagem Destaque

São Paulo – Operação organizada pela Polícia Federal e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) desarticulou quadrilha responsável pela maior fraude no Seguro-Desemprego desde sua implantação, em 1986. O valor estimado do desfalque gira em torno de R$ 30 milhões.

De acordo com o secretário de Políticas Públicas de Emprego em exercício do MTE, Rodolfo Torelly, o golpe tem início a partir de uma carteira de identidade falsa. Com ela, os fraudadores conseguiam CPFs, PIS/PASEP, Cartão Cidadão, Carteira de Trabalho e CNPJ, todos legais. A partir deles, faziam os saques.

O delegado da Polícia Federal e coordenador da chamada Operação Chakal, Ricardo Carriel de Oliveira, contou que o número de empresas flagradas no início dos trabalhos atuando ilicitamente eram cinco, passando para 150 e chegando a 287.

“A partir do cruzamento de informações conseguimos identificar que quase todas as empresas estavam, de alguma forma, interligadas. A Justiça já determinou apreensão de bens e tivemos uma grande apreensão na cidade de Uberlândia (MG), sendo que alguns membros da quadrilha foram presos em flagrante”, disse o delegado.

Segundo Carriel, em quase todos os lugares visitados foram aprendidos documentos. A quadrilha trabalhava em escala empresarial, cada indivíduo tinha uma responsabilidade. “Muita coisa era feita pela internet, sem que conseguíssemos, no primeiro momento, identificar o responsável. Encontramos também indivíduos com vários documentos e a mesma fotografia”, explicou o delegado.

A operação foi realizada nas cidades de São Paulo/SP, Ribeirão Preto/SP, Jaboticabal/SP, Catalão/GO e Gurupi/TO. Foram apreendidos documentos pessoais falsos, documentos de empresas, carimbos, computadores e quatro veículos.

Biometria – De acordo com Rodolfo Torelly, uma das ações para coibir fraudes é a implantação da biometria para a identificação do beneficiário do seguro-desemprego. Ele estima que em dois anos o procedimento já esteja funcionando normalmente.

O Seguro-Desemprego é um beneficio de natureza temporária que visa suprir a perda de emprego do trabalhador e pode ser pago em até cinco parcelas.


Redação – 9/11/2012

seja socio