Pular para o conteúdo principal

Juros bancários são os mais baixos desde 1994

Linha fina
Spread caiu pela oitava vez consecutiva e chegou ao índice de 22%
Imagem Destaque

São Paulo – Dados do Banco Central (BC) divulgados na quinta-feira 29 mostraram que, em outubro, a taxa média de juros cobrada pelas instituições financeiras nas operações com pessoas físicas ficou em 35,4% ao ano, o menor patamar desde o início da série histórica, em 1994. Em setembro, estava em 35,8%.

>Taxas de juros caem pelo oitavo mês seguido

A taxa média cobrada de empresas caiu de 22,6% para 22,1% ao ano, também o menor valor do período. O crédito total oferecido pelo sistema financeiro no Brasil subiu 1,4% em outubro.

> Ampliar crédito é essencial para a economia
> Juros para famílias no menor nível já registrado

O BC informou ainda que o spread bancário, que é a diferença do custo dos bancos para captar dinheiro e a taxa cobrada do consumidor final, caiu pela oitava vez seguida e atingiu 22% em outubro, com redução 0,3% se comparado a setembro.

Túlio Maciel, chefe do Departamento Econômico do BC, destacou que, ao longo do ano, houve queda expressiva das taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras. Segundo ele, enquanto o volume de crédito do cartão, incluindo parcelas com juros e rotativo, cresceu 22% em 2011, no acumulado dos 12 meses – até outubro – houve alta de apenas 2,4%. No cheque especial, houve recuo de 1,6% até outubro, enquanto o volume de crédito cresceu 16% em 2011.


Redação, com informações do O Globo – 30/11/2012

seja socio