Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Santander

Bancários do Conexão elegem primeira Cipa

Linha fina
O pleito ocorreu entre os dias 11 e 13 de novembro via intranet do banco
Imagem Destaque
Charge: Márcio Baraldi

Os bancários que trabalham no Conexão, novo Centro Administrativo do Santander, tiveram a primeira eleição que escolheu os representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

O pleito ocorreu entre os dias 11 e 13 de novembro. Segundo relatos de bancários, nos dois primeiros dias, houve falha no sistema de votação, e para que pudessem concluir o processo, foi preciso contatar o RH do banco.

O Sindicato parabeniza a eleição e destaca a importância de escolher candidatos comprometidos com os trabalhadores.

“A Cipa é dos trabalhadores, o cipeiro tem responsabilidades legais no ambiente de trabalho e o Sindicato fará seu papel de fiscalizar a atuação do banco com a Cipa e está à disposição de todos os trabalhadores, inclusive dos cipeiros eleitos para ajudar a identificar e resolver problemas no local de trabalho”, destaca Gilberto Campos, funcionário do Santander e dirigente sindical.

O que é Cipa

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem a finalidade de cobrar do banco melhorias no ambiente e nas condições de trabalho, visando a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, e a saúde do trabalhador.

São funções dos cipeiros esclarecer e conscientizar sobre a gravidade das doenças ocupacionais e lutar por Programa de Prevenção às LER/Dort; fiscalizar o cumprimento das normas de segurança e da medicina do trabalho; buscar, junto ao Sindicato, a ampliação dos direitos dos trabalhadores; realizar semanas internas de prevenção de acidente, nas quais sejam discutidas questões de saúde e relativas às condições de segurança no trabalho.

Também são atribuições dos integrantes da comissão acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doença e acidente de trabalho, como rege a lei da Previdência Social; realizar trabalhos voltados à saúde mental dos bancários; informar e esclarecer os funcionários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho, além de acompanhar e propor temas para a Sipat.

seja socio