
Dois bancários do Santander, apoiados pelo Sindicato, foram eleitos cipeiros. Vinícius Vieira da Silva, que trabalha no Radar, foi eleito como titular; e Érika Pegollo Reche Crivellari, bancária da Torre, foi eleita suplente.
"Gostaria de agradecer a todos os colegas pela participação nas eleições para a Cipa, este importantíssimo instrumento para assegurar um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos", diz o dirigente do Sindicato e bancário do Santander, Antônio Bugiga.
"Parabenizo todos os eleitos e desejo um mandato de muito sucesso e conquistas em favor da saúde, segurança e direitos de todos os colegas. O Sindicato está a disposição de todos os cipeiros, apoiados ou não por nós nas eleições, para dar todo apoio possível nesta missão", conclui Bugiga.
Cipa é conquista dos trabalhadores
A Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é um importante instrumento de luta dos trabalhadores para cobrar das empresas medidas que previnam acidentes e assegurem um ambiente de trabalho adequado aos funcionários de todos os setores, respeitando suas particularidades.
O cipeiro, como é chamado o membro da comissão, tem entre suas funções: conscientizar os demais empregados sobre a gravidade das doenças ocupacionais; lutar por ações efetivas de prevenção às LER/Dort; fiscalizar o cumprimento das normas de segurança; empenhar-se, ao lado do Sindicato, pela ampliação dos direitos dos empregados afastados ou que retornaram ao trabalho após licença médica.
São atribuições da Cipa: realizar as Semanas Internas de Prevenção de Acidentes, na qual se discutem questões de saúde física e mental e relativas às condições de segurança no trabalho, assim como o combate ao assédio moral; acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doença e acidente de trabalho, como prevê a lei da Previdência Social; realizar atividades voltadas à saúde mental; informar e esclarecer os bancários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.
