Pular para o conteúdo principal
Chapéu
seus direitos

Homologações do Bradesco voltarão a ser presenciais no Sindicato a partir de dezembro

Imagem Destaque
Imagem mostra, em primeio plano, uma mão de um homem branco segurando uma carteira de trabalho. Do outro lado da mesa, um homem de camisa azul clara e pele branca simula cálculos com uma calculadora e um caderno. os dois homens estão sentados em uma mesa de cor clara

A partir de primeiro de dezembro, as homologações dos trabalhadores demitidos pelo Bradesco voltarão a ser feitas na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, localizada no edifício Martinelli (Rua São Bento, 413, Centro).

Todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 serão respeitados, e a realização do processo só será permitido com uso da máscara e horário agendado.

Por meio da homologação trabalhista é verificado se o trabalhador demitido pela empresa está recebendo todos os valores a que tem direito de acordo com a lei e com o tempo de serviço.

Sem a participação dos sindicatos nesta etapa, o trabalhador fica desprotegido diante do cálculo da empresa.

A reforma trabalhista que entrou em vigor em novembro de 2017 acabou com a obrigatoriedade de as homologações serem realizadas nos sindicatos. Contudo, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região conseguiu firmar com o Bradesco um acordo que garante a realização deste processo nas suas dependências e com a participação de representantes dos bancários.

“É muito importante fazer a homologação junto ao Sindicato. Desta forma, o bancário demitido terá a certeza e a segurança de que o procedimento será acompanhado por representantes que fiscalizarão e cobrarão o cumprimento de todos os direitos e o pagamento de todos os valores devidos pelo banco.”

Karen Souza, diretora do Sindicato e bancária do Bradesco

Os bancários podem, ainda, utilizar a calculadora desenvolvida pelo Sindicato para saberem os valores a que tem direito, quando e se demitidos.

  • Fui desligado do banco. Posso fazer a homologação no Sindicato?
    Sim. Com a reforma trabalhista não existe mais a obrigatoriedade de a empresa homologar dentro do sindicato. Mas com todo esforço do Sindicato dos Bancários, o Bradesco aceitou continuar a fazer as homologações dentro da entidade. A homologação ocorre às segundas e quartas, das 10h às 14h, na sede do Sindicato na Rua São Bento, 413, ao lado do metrô São Bento, no centro de São Paulo.
  • Como sei a data da minha homologação?
    A data e o horário são agendados previamente pelo banco, e comunicados ao bancário via telegrama.
  • Quais documentos são necessários levar no dia da homologação?
    Você pode levar a sua Carteira de trabalho (caso tenha a versão impressa), para possíveis dúvidas, e um documento de identificação (RG, CNH). Leve também comprovantes de saúde (caso os tenha), como por exemplo para afastamentos pelo INSS, atestados médicos, dentre outros.
  • Posso levar acompanhante?
    O Sindicato segue todos os protocolos de segurança da pandemia de Covid-19. Neste período, portanto, não é possível permanecer com acompanhante no local, exceto para casos de pessoas com deficiência.
  • E se eu tiver dúvidas quanto aos valores e procedimentos?
    O Sindicato fará a conferência do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), e está à sua disposição para tirar todas as dúvidas. Se algo estiver errado, o Sindicato irá comunicar ao banco. Se for preciso, a homologação será suspensa para a segurança dos bancários.
  • Quais documentos eu recebo, e como é feita a atualização da carteira de trabalho?
    Com a homologação assinada, você receberá o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), além de possíveis documentos que o banco irá te entregar. Já a sua carteira de trabalho será atualizada digitalmente pelo Bradesco, via E-Social.

Procure o Sindicato

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.

Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário ou whatsapp.

Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

 

seja socio