Na última semana, o Sindicato recebeu diversas denúncias de bancários do Itaú de que gestores estariam pressionando para que os trabalhadores tirassem a certificação CPA-10 até o final deste mês, caso contrário seriam demitidos. O Sindicato então entrou em contato com o banco para esclarecimentos. Por meio de representantes do RH (Relações Sindicais), o Itaú negou que exista qualquer comunicação institucional determinando prazo para a certificação.
De acordo com o banco, desde o início do projeto de novo modelo de agências foi informado que haveria a necessidade de certificação para todos os cargos, principalmente para Agente de Negócios-Caixa, uma vez que os funcionários estão atuando em atividades híbridas, que abrangem tanto a área Comercial como a área Operacional.
O Itaú não descarta, no futuro, a possibilidade de estipular um prazo para que os funcionários façam a certificação, uma vez que o processo de migração para o novo modelo de agências encerra-se em dezembro.
“A certificação é necessária e pode impactar no desenvolvimento das atividades, porém os trabalhadores precisam ter tempo hábil para a preparação e realização da prova do CPA10, e não devem ser penalizados por gestores desinformados, que são capazes de qualquer artifício para a cobrança exacerbada para o cumprimento das metas”, destaca o dirigente do Sindicato e bancário do Itaú, Sergio Francisco.
"Os trabalhadores que se sentirem ameaçados e pressionados devem procurar o Sindicato imediatamente. O sigilo é garantido”, orienta Sérgio.
Procure o Sindicato
Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.
Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat ou solicitação via formulário ou whatsapp.
Redes Sociais - nossos canais no Facebook, Twitter e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria bancária.
Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.