Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Consciência Negra

CUT-SP e sindicatos promovem atividades de celebração e reflexão no Novembro Negro

Imagem Destaque
Arte da CUT-SP em referência ao Novembro Negro

A CUT-SP promove e participa, ao lado de sindicatos e movimentos populares, diversas atividades para refletir o Novembro Negro. Na agenda, estão previstas a realização de debates, intervenções culturais e atos por todo o estado de São Paulo.

O Novembro Negro, ou Mês da Consciência Negra, é uma referência à morte de Zumbi dos Palmares, escravizado que se tornou líder do Quilombo dos Palmares, ao lado de sua companheira Dandara, e que foi assassinado em 20 de novembro de 1665.

Todos os anos, os sindicatos CUTistas em todo o estado, incluído o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, organizam atividades em suas bases de trabalhadores e trabalhadoras. Neste ano, ainda por conta dos casos de Covid-19, parte das ações irá ocorrer no ambiente virtual.

Já a tradicional Marcha da Consciência Negra, no 20 de novembro, estará nas ruas incorporando a pauta pelo Fora Bolsonaro. Na capital, a 18ª edição do evento será na Avenida Paulista, com concentração do bloco da CUT às 13h, em frente ao número 1.496 (agência do Banco do Brasil). Veja na agenda abaixo os atos em outras cidades.

Apesar de não existir uma lei estadual, no dia 20 de novembro está decretado feriado em 106 cidades, além da capital paulista.

Veja abaixo o calendário das ações pelo estado de São Paulo. A agenda será atualizada constantemente e, com isso, pode sofrer alterações nas datas e horários das atividades.

Veja abaixo o calendário das ações pelo estado de São Paulo. A agenda será atualizada constantemente e, com isso, pode sofrer alterações nas datas e horários das atividades.

São Paulo

Dia 20 - 13h

18ª Marcha da Consciência Negra na Avenida Paulista. A CUT-SP terá um caminhão com várias intervenções políticas e culturais durante a marcha. A concentração do bloco da CUT será às 13h em frente ao número 1.496 da Avenida Paulista (em frente ao Banco do Brasil). Haverá caminhada até o Teatro Municipal no centro de São Paulo. 

Dia 26 - 10h

Live da Consciência Negra da CUT-SP em parceria com a Secretaria da Mulher Trabalhadora.

Guarulhos

Dia 20 – 8h30

16ª Marcha da Consciência Negra de Guarulhos

Concentração no Centro de Guarulhos, com o seguinte trajeto: Nossa Senhora Mãe dos Homens Pretos, av. Esperança, Praça Getúlio Vargas, rua Luiz Gama, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos encerra na Mancha da D. Pedro. Depois o grupo seguirá para a Marcha da Paulista.

Campinas

Dia 20 - 9h30

20ª Marcha Zumbi dos Palmares

Concentração na Estação Cultura (Praça Floriano Peixoto)

Sorocaba

Dia 20 – 11h

Marcha Preta Sorocaba – Concentração na Capela João de Camargo com saída rumo ao Fórum velho.

Bauru

Dia 20 - 9h

Caminhada Fora Bolsonaro Racista, Homofóbico e Genocida! 

Concentração na Praça Rui Barbosa. Após a caminhada, haverá roda de capoeira, apresentação cultural indígena e acarajé.

seja socio