Pular para o conteúdo principal
Chapéu
História em Pílulas

1994: bancários tentam impedir a privatização do Banespa

Imagem Destaque
Fotografia mostra bancários em passeata contra a privatização do Banespa

Neste episódio do História em Pílulas, vamos recordar toda a luta dos bancários contra a privatização do Banespa que começou em 1994, quando o governo de FHC decretou intervenção federal nos principais bancos estaduais e abriu as portas para a privatização.

O Banespa foi o principal foco da luta do Sindicato dos Bancários, que chegou a ter apoio do governo paulista no primeiro momento, mas depois o Sindicato seguiu sozinho após o governo de FHC prometer negociar as dívidas do estado de São Paulo.

Manifestações e greves marcaram o período de um ano da luta solitária dos bancários. Em 1995, os bancários conquistaram apoio e solidariedade dos companheiros petroleiros e trabalhadores da Vale do Rio Doce.

Em 2000, mais de 8 mil banespianos e 50 mil apoiadores paralisaram a Avenida Paulista, em São Paulo. Greve e plebiscito paralisaram o Banespa por completo.

Contudo, em novembro de 2000, o banco acabou sendo vendido para o Santander. Quer saber o que aconteceu com os bancários?

Assista! A série faz parte das comemorações pelos 100 anos do Sindicato, completados em abril, e vai ao ar com um episódio por semana.

seja socio