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Chapéu
Onda de calor

Sindicato cobra dos bancos manutenção adequada de aparelhos de ar-condicionado

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Ilustração de uma pessoa realizando a manutenção de um aparelho de ar-condicionado

Entra ano e sai ano, o mesmo problema se repete em agências e departamentos bancários: as temperaturas sobem e os aparelhos de ar-condicionado, sem a manutenção e renovação adequada pelos bancos, quebram.  

Bancários e clientes ficam então submetidos ao calor extremo, com pouca circulação e renovação do ar, o que torna o ambiente insalubre e favorece a proliferação de doenças, sobretudo as respiratórias.  

“É um descaso que os bancos, com lucro na casa das centenas de bilhões, não solucionem este problema recorrente. Alegam sempre que fios e aparelhos de ar-condicionado são furtados, mas não investem em nenhuma proteção para que isso não ocorra”, diz a secretaria de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato, Valeska Pincovai.  

A manutenção e renovação adequadas dos equipamentos de ar-condicionado em agências e departamentos bancários é uma reinvindicação antiga do movimento sindical bancário. Em 2022, na Campanha Nacional Unificada dos Bancários, foi proposta cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para que seja “garantida a higidez do ambiente de trabalho, com ventilação do ar e a renovação do ar pelos aparelhos de ar-condicionado, que deverão ser periodicamente reavaliados, conforme as normas aplicáveis”. Porém, não foi incluída na CCT.  

Outra reivindicação é que seja disponibilizada água em abundância nas agências, em locais visíveis, para clientes e funcionários.  

“É um absurdo que os bancos não solucionem este problema, que ocorre todos os anos e agora se torna ainda mais grave diante da crise climática. O Sindicato segue cumprindo o seu papel, de ir até os locais de trabalho e interditá-los até que sejam disponibilizadas condições de trabalho adequadas aos bancários. Para isso, contamos com as denúncias dos trabalhadores para que possamos atuar assim que o problema ocorre”, enfatiza Valeska.  

O Sindicato recentemente aperfeiçoou seu Canal de Denúncias, que garante total sigilo e retorno efetivo para cada caso. O bancário pode também entrar em contato por meio da Central de Atendimento remota, por chate-mail e WhatsApp, ou ainda pelo telefone 3188-5200. 

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