Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Onde de calor

Sindicato cobra dos bancos manutenção preventiva do ar-condicionado

Imagem Destaque
Imagem mostra representantes sindicais em frente a uma agência do Itaú fechada por falta de ar-condicionado

Em meio à mais recente onda de calor, que resultou em temperaturas recordes na cidade de São Paulo, o Sindicato dos Bancários de São Paulo agiu, nos últimos dias, para fechar três agências na área de atuação da Regional Osasco da entidade: Bradesco Jardim Santo Eduardo, em Embu das Artes; Itaú da avenida Corifeu de Azevedo Marques, no Butantã; e Itaú da avenida dos Autonomistas, no bairro Km-18, em Osasco.

A fim de proteger a saúde física e psicológica dos trabalhadores, a entidade entrou em contato com os bancos reivindicando a urgência dos consertos, prazo para os reparos e alternativas para a garantia de uma temperatura suportável no local de trabalho.

Em dois desses locais foram prontamente enviadas equipes no mesmo dia do fechamento, e o ar-condicionado dos locais foi reparado. O Sindicato vai manter fechada a unidade do Itaú em Osasco até a resolução do problema.

“Por isso. é importante, mesmo abrindo chamados para a equipe de manutenção, comunicar o Sindicato para que possamos solicitar urgência, respeito e dignidade para os trabalhadores, numa solução rápida e eficiente. Ações como essas reforçam a importância de contar com um Sindicato ativo, que está ao lado dos bancários, e que luta pela saúde e pelo bem estar físico e mental dos trabalhadores que representa.”  

Welington Corrêa, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo

Desde o dia 13 de novembro, o Sindicato dos Bancários de São Paulo tem recebido denúncias sobre locais de trabalho com sistema de ar-condicionado apresentando mau funcionamento ou quebrados nas agências do perímetro da Regional Osasco.

“Cobramos dos gestores que solicitem as manutenções preventivas a fim de evitar a sobrecarga de chamados quando chegar o verão. Mas infelizmente os bancos não têm conseguido cumprir alguns prazos negociados, bem como têm disso incapazes de instalar aparelhos alternativos, prejudicando os trabalhadores, os terceirizados que fazem a limpeza e conservação, e a vigilância – estes últimos ainda são obrigados a usar coletes a prova de bala, o que aumenta o desconforto térmico”, denuncia Welington.

O mau funcionamento dos sistemas de climatização resulta ainda em outro problema: as reclamações e, muitas vezes, gosserias de clientes, que descontam nos bancários, provocando tanto o adoecimento psíquico quanto mal-estar entre os trabalhadores das agências.

“Continuaremos agindo quando chegarem as denúncias. Usem o canal de Denúncias do Sindicato para solicitar a nossa presença, e para denunciar qualquer problema no local de trabalho, como assédios moral e sexual, ambiente de trabalho insalubre ou qualquer outro tipo de desconforto no ambiente profissional. Sindicalize-se e, juntos, vamos mostrar que nossa base é forte, unida e quer trazer lucro para os bancos, porém com respeito e dignidade”, finaliza Welington.

seja socio