Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Consciência Negra

Sindicato lança a cartilha Desconstruindo o Racismo

Imagem Destaque
Lucimara Malaquias, secretária-geral do Sindicato; Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato; e Jaque Cipriany, autora da cartilha Desconstruindo o Racismo; durante lançamento da cartilha

Foi realizado nesta sexta-feira, 29 de novembro, no Auditório Azul da sede do Sindicato, o lançamento da cartilha Desconstruindo o Racismo, uma parceria da entidade com Jacque Cipriany, que redigiu e organizou o material.

A cartilha Desconstruindo o Racismo, mais uma das ações do Sindicato no âmbito do Mês da Consciência Negra, está sendo distribuída nos locais de trabalho e também está disponível no site da entidade.

O mesa de debates que marcou o lançamento da cartilha foi composta pela presidenta do Sindicato, Neiva Ribeiro; pela secretária-geral, Lucimara Malaquias, pelo secretário de Relações Sindicais e Sociais, Francisco Pugliesi, o Chico; e por Jacque Cipriany, autora da cartilha, advogada popular, rapper, mãe, ativista em direitos humanos, militante feminista e antirracista.

Durante a sua fala, Jacque Cipriany falou sobre o processo de construção da cartilha, abordando termos apresentados no material que são utilizados muitas vezes de maneira corriqueira, mas que possuem forte carga racista. “Embora ela fale de termos, essa cartilha não discute linguagem. Não é uma questão de linguagem. É uma questão de tomada de consciência e mudança de postura”, explicou a autora.

Jacque Cipriany também expôs na sua intervenção como o Brasil foi construído sobre uma base extremamente racista, sendo portanto o racismo uma questão estrutural da nossa sociedade.

“Quando você vai construir uma casa, a primeira preocupação é o alicerce porque você vai subir paredes, vai construir o telhado. E o alicerce, a base, tem de estar firme, é o que sustenta toda a construção. Quando falamos em racismo estrutural é para mostrar que a a base da nossa sociedade tem uma estrutura completamente racista (…) Neste país, toda e qualquer relação está estruturada em uma base extremamente racista”, explicou.

Mas adiante na sua exposição, a autora da cartilha mostrou que toda medida que retira direitos dos trabalhadores é uma medida também racista, uma vez que impacta primeiramente e de forma direta pretas e pretos. “Toda vez que são retirados direitos trabalhistas, se atinge diretamente e de imediato a população preta. A reforma da Previdência é racista. A reforma trabalhista é racista. A terceirização é racista.”

Por sua vez, Neiva Ribeiro enfatizou que o Sindicato é uma entidade antirracista, que faz uma série de ações, não só no âmbito da categoria, para combater o racismo, um crime, e toda e qualquer forma de discriminação, sendo a cartilha Desconstruindo o Racismo mais uma iniciativa muito importante neste sentido.

“Cada vez mais precisamos melhorar e nos aprofundar nessa discussão. Não só para nós sermos antirracistas, mas para que a gente possa contribuir também com os bancários e com toda a sociedade nessa trajetória, que é um dos pilares do Sindicato”, conclui a presidenta do Sindicato.

seja socio