Pular para o conteúdo principal

Mudança do home office no Nubank tem grande repercussão na mídia

Imagem Destaque
Arte composta de várias manchetes de diversos veículos de mídia sobre a alteração do regime de home office no nubank

O anúncio da mudança no regime de trabalho remoto no Nubank teve grande repercussão na imprensa. A alteração, informada ao Sindicato dos Bancários de São Paulo na última quinta-feira 6, foi noticiada por diversos veículos de mídia desde então.

O debate ganhou ampla difusão também nas redes sociais:

Demissões no Nubank

O caso ganhou ainda mais visibilidade depois da demissão de 12 funcionários durante reunião realizada na sexta-feira 7, via zoom, com mais de sete mil trabalhadores, para explicar as mudanças.

De acordo com denúncias recebidas pelo Sindicato, os desligamentos aconteceram logo após a reunião com o CEO, durante a qual alguns trabalhadores supostamente teriam manifestado de forma crítica às novas regras.

O Nubank colocou esse trabalhadores em uma armadilha. Anunciou a diminuição do home office, deu a impressão de que eles poderiam opinar e, quando não gostaram da repercussão, demitiram pessoas por justa causa.

O Sindicato segue em contato com os funcionários demitidos e os relatos divergem das justificativas apresentadas pela empresa. A entidade defende que não haja retaliação contra quem se manifestou durante o encontro e cobra transparência sobre os critérios adotados nas dispensas.

Importante destacar que o Nubank se comprometeu, em reunião realizada na manhã anterior ao episódio, a manter diálogo constante e reuniões periódicas com o Sindicato para acompanhar a implementação do modelo híbrido.

A entidade solicitou uma reunião com o Nubank para tentar reverter as demissões e realizará uma plenária com os trabalhadores nesta quarta-feira 12 à noite.

“O lugar para as pessoas abrirem o coração e falarem à vontade, sem medo de retaliação, é no Sindicato, um espaço seguro, protegido. Nosso objetivo é, juntos, construirmos estratégias e vamos em busca de soluções para proteger e fortalecer os trabalhadores.”

Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo

Entenda

Na quinta-feira 11 o Nubank informou ao Sindicato que, em virtude de um plano de expansão de negócios, vai reduzir o trabalho remoto para cerca de 70% de seu quadro de pessoal. Esse plano de expansão, segundo a instituição financeira, também vai resultar em novas contratações.

Atualmente, o Nubank adota o modelo em que o funcionário trabalha presencialmente uma semana inteira e fica de oito a 12 semanas em regime remoto.

Com a mudança, que entrará em vigor a partir de julho de 2026, a maioria dos trabalhadores ficará em home office três dias na semana, em um primeiro momento, até adotar defitinivamente o home office para apenas dois.

Exceções

A mudança não alcançará todos os funcionários. Ficam de fora os empregados nos níveis M2 / IC6 e abaixo nos seguintes capítulos: Xpeers, Investor Help, Ouvidoria, Rotulagem de Dados, Investigação de Crimes Financeiros, Soluções Regulatórias e Aquisição de Talentos.

Plenária nesta quarta 12. Participe!

Nesta quarta-feira 12, haverá a primeira plenária com o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região para discutir as mudanças no home office, anunciadas pelo Nubank na última quinta-feira, dia 6.

A plenária será virtual, com início às 19h, por meio deste link, que só estará ativo no horário da plenária.

O Sindicato já começou a ouvir os trabalhadores do Nubank, por meio de um formulário onde eles podem enviar suas queixas, dúvidas e sugestões. Basta preencher aqui.

É muito importante participar a fim de municiar o Sindicato com informações para que as negociações com o Nubank sejam efetivas.  

seja socio