Imagem Destaque
O banco começou a promover demissões que vinham sendo anunciadas desde o final do mês passado, com a unificação das plataformas das quatro empresas que compõem o conglomerado. Só no estado de São Paulo foram dispensadas hoje mais de 600 pessoas. Dentre os demitidos, há funcionários com mais de 25 anos de banco e pessoas adoentadas.
O Santander comprou o Banespa em 2000. Desde então, as entidades representativas dos trabalhadores vêm conseguindo renovar um contrato de garantia de emprego que venceu em 30 de novembro último. O Sindicato vem promovendo uma série de atividades com o objetivo de sensibilizar o banco e forçar a negociação.
Até setembro deste ano, o Grupo Santander Banespa acumulou lucro de R$ 1,297 bilhões. O Brasil está dentre os países em que o banco tem seu melhor desempenho.
Dados – Do total de funcionários distribuídos entre os quatro bancos que compõem o Grupo Santander Banespa, 15.410 são do Banespa, 5.213 do Santander Brasil, 1.617 do Santander Meridional e 565 do Santander S/A. O Banespa foi privatizado e comprado pelo Santander em novembro de 2000, após seis anos de luta do Sindicato e outras entidades contra a privatização do Banco do Estado de São Paulo.
Receba o Boletim Digital do Sindicato, clique aqui.