Nota de repúdio: vereadores derrubam veto que garantia porta de segurança em agências bancárias

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região repudia a derrubada do veto do então prefeito São Paulo, José Serra, ao projeto de Lei nº 575/1997 que estabelece a proibição de portas giratórias em agências Bancárias. O veto foi derrubado nesta quarta-feira, dia 12 de dezembro, em votação na Câmara de São Paulo. O Sindicato irá solicitar uma audiência com o presidente da câmara para evitar a sanção do projeto que poderá aumentar ainda mais o número de assaltos violentos na cidade.

O Sindicato considera a medida um retrocesso e vai ampliar sua campanha pela instalação das portas de segurança, manutenção constante dos detectores de metais, treinamento permanente dos vigilantes, assim como a diminuição do rodízio desses profissionais.

A entidade irá responsabilizar os vereadores, que votaram pela derrubado do veto, pela insegurança e violência que clientes e bancários estarão ainda mais expostos. O Sindicato irá estudar as medidas possíveis para reverter esse processo na Câmara e irá continuar pressionando os bancos a garantir a segurança de clientes e funcionários. A entidade pretende, ainda, ampliar o debate com a população para que ajudem a pressionar os bancos a aperfeiçoar a segurança, com alternativas que reduzam o constrangimento da população, mas que não exponham os trabalhadores à violência.