Pular para o conteúdo principal

Conquistada na Alesp garantia de empregos e direitos na Nossa Caixa

Imagem Destaque
Após exaustivos discursos e em menos de quinze minutos de votação, a Assembléia Legislativa de São Paulo vendeu 91 anos de história ao aprovar na madrugada desta quinta-feira, 18, a incorporação da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil. Com isso, o Estado de São Paulo se desfez do último banco público que restava, após a privatização do Banespa.

A nota positiva da madrugada foi a aprovação de uma emenda aglutinativa ao projeto de lei, que garante a manutenção de empregos, direitos dos bancários e número de agências. A conquista dos trabalhadores é resultado da forte pressão exercida pela categoria na Assembléia Legislativa, ao longo deste ano.

“Nas últimas semanas nos reunimos com as bancadas de diversos partidos para sugerir emendas que garantissem os empregos e os direitos do funcionalismo da ativa e aposentados da Nossa Caixa. Com isso, conseguimos que os deputados atendessem nossas reivindicações, que foram convertidas nesta emenda aglutinativa”, Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Empregos e Direitos – Para os funcionários, a proposta aprovada obriga que o Banco do Brasil integre os empregados da Nossa Caixa ao seu quadro de pessoal, respeitando os direitos adquiridos em convenções coletivas de trabalho, cláusulas específicas, contratos individuais de trabalho ou termos aditivos acordados, além dos direitos dos aposentados. Com o acordo firmado, um dia antes, com o Banco do Brasil, o Sindicato foi a Alesp sugerir que o texto fosse transformado em emenda, o que foi devidamente acatada pelos parlamentares.

A emenda aglutinativa também garante a manutenção da prestação de serviços bancários em todos os municípios atualmente atendidos pela Nossa Caixa e a continuidade dos programas sociais.
seja socio