Pular para o conteúdo principal

Bancário demitido após denunciar irregularidades

Linha fina
Funcionário do BNP Paribas teve seu nome exposto aos denunciados antes de ser dispensado
Imagem Destaque

São Paulo – Um bancário do BNP Paribas que utilizou os canais do banco para denunciar irregularidades foi obrigado a encarar uma série de constrangimentos no ambiente de trabalho, que culminaram na sua demissão.

Após ter identificado desvios no seu departamento, o funcionário formalizou uma denúncia junto ao Compliance, o canal de denúncia do banco. Para sua surpresa, não só os denunciados tomaram conhecimento como também ficaram sabendo que a queixa havia partido dele.

“Não existiu sigilo”, conta o bancário. “Todas as informações foram divulgadas e repassadas entre eles. O canal que a gente deveria confiar nos expôs. Ficamos numa situação difícil. Dava para perceber a raiva deles”, diz o bancário, que continuou sob a supervisão dos denunciados.

Ele acrescenta que informou o RH da instituição e posteriormente o Sindicato sobre a situação. Passados oito meses da denúncia inicial, veio a demissão.

“Por essa razão orientamos os trabalhadores a efetuar denúncias apenas ao Sindicato, e nós tomaremos as providências garantindo o anonimato total do denunciante”, ressalta a secretária-geral do Sindicato, Raquel Kacelnikas.

Para fazer uma denúncia ao Sindicato, ligue no 3188-5200 ou clique aqui.

Segundo Raquel, algumas instituições têm como prática solucionar a denúncia unicamente por meio de demissões. “Por isso, fica um alerta aos bancários para que não entrem nesse tipo de armadilha criada por algumas empresas que buscam resolver o problema demitindo os envolvidos na denúncia, incluindo quem a fez”, ressalta.

Esquema – De acordo com o bancário do BNP, as irregularidades ocorriam no processo de contratação de obras e na realização dos serviços.

“Éramos obrigados a assinar documentos e eu tinha que fazer vista grossa sobre o não cumprimento dos contratos. Como era questão técnica, me vi numa situação desconfortável, pois seria diretamente responsável por qualquer possível problema na obra”, conta.

Dos denunciados, um foi demitido e o outro continua funcionário, tendo sido apenas transferido de setor.

O bancário que fez a denúncia diz que pretende processar o banco. “O que eles fizeram comigo foi uma injustiça, foi muito duro. Eu procurei o canal da empresa, fiz a denúncia e isso acabou se voltando contra mim. Me senti traído, por isso pretendo acionar a Justiça”, desabafa.


Rodolfo Wrolli – 19/12/13

seja socio