Pular para o conteúdo principal

Desenvolve SP responde cobrança do Sindicato

Linha fina
Banco de fomento do estado de São Paulo, que ainda não reajustou verbas salariais e vales, acredita que pagamento virá em dezembro; já são seis anos consecutivos de atrasos
Imagem Destaque
São Paulo – A Desenvolve SP, agência de fomento do estado de São Paulo, ainda não reajustou verbas salariais e vales conforme acordado na CCT. Após cobrança formal do Sindicato, a direção da agência respondeu em carta que “considera extremamente importante a aplicação da CCT com a maior brevidade possível” e acredita que o pagamento será feito em dezembro, assim como nos anos de 2014 e 2013.

Este é o sexto ano consecutivo que a Desenvolve SP não paga no prazo reajustes e diferenças salarias aos seus funcionários, numa clara violação à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), ratificada entre a federação dos bancos, Fenaban, e o movimento sindical. O pagamento do reajuste salarial, dos vales alimentação e refeição, bem como diferenças retroativas a 1º de setembro, data base da categoria, deveria constar no holerite de novembro. Somente a PLR foi paga na data correta.

> Desenvolve SP descumpre CCT mais uma vez

“Já é o sexto ano seguido que a Desenvolve SP não consegue adequar seus processos e realizar o pagamento devido dentro do prazo. Nós sabemos que é possível solucionar essa questão, assim como foi solucionado o pagamento da PLR, que neste ano ocorreu no prazo. Cobramos que os pagamentos sejam feitos o quanto antes e que o problema não continue se repetindo ano após ano”, enfatiza o dirigente sindical Luciano Ramos da Silva, reforçando que todos os valores têm de ser pagos retroativos a 1º de setembro, data base da categoria.

Leia a íntegra da resposta enviada pela Desenvolve SP:

Prezados senhores,

Inicialmente vale lembrar que a Desenvolve SP é uma instituição sob controle permanente da Fazenda do Estado de São Paulo. Em consequência, a Desenvolve SP tem por obrigação o atendimento às determinações do Conselho de Defesa dos Capitais do Estado – CODEC, entre elas o Oficio Circular CODEC/CEDC nº 01/2007, de 22/11/2007 – documento público disponível em http://www.fazenda.sp.gov.br/legislacao/codec/docs/of_circular_codec_cedc01_2007.pdf.

Ressalte-se que todos os procedimentos necessários para a aprovação da CCT foram e estão sendo realizados tempestivamente, visando agilidade na formação, envio e aprovação do processo de reajuste e aplicação da Convenção Coletiva, importante conquista do Comando Nacional dos Bancários, resultado de muito trabalho.

Ademais, a Desenvolve SP está acompanhando o andamento do processo, através da Gerência de Gestão de Pessoas e da própria Diretoria, que considera extremamente importante a aplicação da CCT com a maior brevidade possível, não medindo esforços para os esclarecimentos necessários, visando a celeridade do processo.

Por fim, ressaltamos que nos anos de 2013 e 2014 a aprovação e o pagamento foram feitos dentro do mês de dezembro (13 e 19/12, respectivamente), motivo que nos leva a crer que o mesmo acontecerá em 2015. Portanto, contamos com a compreensão dessa importante organização sindical em relação aos esforços dedicados pela Desenvolve SP.
Sem mais, reiteramos nosso respeito por essa organização sindical.

Cassia Regina Comar de Souza
Gerente de Gestão de Pessoas


Felipe Rousselet – 9/12/2015
 
seja socio