Pular para o conteúdo principal

Trabalhadores de terceirizada se tornam bancários

Linha fina
Após inquérito civil, funcionários da empresa GMAC trocam de categoria profissional e aprovam primeiro programa próprio de resultados
Imagem Destaque
São Paulo – O Sindicato firmou acordo que garantiu que os funcionários da GMAC (Prestadora de Serviços de Mão de Obra Ltda) migrassem para o banco GMAC. As empresas pertencem ao mesmo conglomerado, mas a diferença é que agora os 400 trabalhadores deixaram de ser comerciários e passaram a pertencer à categoria bancária.

A mudança de enquadramento profissional foi decidida pelos funcionários em assembleia realizada em 24 de novembro, na qual foi aprovado também o primeiro acordo para o pagamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR).

O acordo de PPR prevê o pagamento de no mínimo 5% e máximo de 155% do salário de cada funcionário, referente ao período de agosto a dezembro de 2015, já que o primeiro semestre foi pago dentro do acordo dos comerciários. O pagamento ocorrerá até março de 2016.

“Este acordo foi na contra mão da terceirização que os bancos tanto querem, conseguimos garantir aos mais de 400 funcionários os mesmos direitos dos bancários e também a garantia de uma forte representatividade sindical”, comentou Carlos Damarindo, secretário jurídico do Sindicato.

Para a dirigente Erica Godoy, que também acompanhou a assinatura do acordo, “esta foi uma importante vitória para os trabalhadores não só da GMAC, como para a categoria, e na luta contra a terceirização.”

Entenda o caso – A GMAC responde a inquérito civil movido pelo Ministério Público do Trabalho (MTP) que cobra a regularização da situação dos trabalhadores que exercem atividades bancárias. O processo nasceu de denúncias dos funcionários da empresa e foi acompanhado pelo Sindicato.

A entidade passou a negociar a questão com a GMAC que, a princípio, propôs enquadramento de 80 empregados. Os debates prosseguiram até que se garantiu a migração de todos os funcionários para o Banco GMAC. Com isso, desde 1º de dezembro, os trabalhadores passaram a pertencer a categoria bancária, recebendo todos os direitos como a jornada de seis horas, os vales refeição e alimentação, entre outros.


Luana Arrais – 18/12/2015
 
seja socio