Pular para o conteúdo principal
Chapéu
#CadêOArCondicionado?

Mais agências sem ar-condicionado? O Itaú tem!

Linha fina
Sindicato fechou, nesta terça 18, unidades em Osasco e no Largo de Santa Cecília por falta de condições de trabalho; na zona oeste, outra agência está sem ar-condicionado há mais de um mês
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

Com um lucro de R$ 19,25 bilhões apenas nos nove primeiros meses do ano e na iminência de comemorar mais uma cifra recorde em 2018, o Itaú decidiu, neste fim de ano de altas temperaturas, promover uma série de rituais de desrespeito aos seus funcionários e clientes. Além da agência 0383 (Cardoso de Almeida, em Perdizes, zona oeste de São Paulo), que está há mais de um mês sem ar-condicionado (e na qual o Sindicato realizou ato lúdico nesta terça), as garras da maldade do maior banco privado do país se estenderam até a Santa Cecília, no centro, e Osasco. Há ainda agências com problemas de ar-condicionado na zona sul: Berrine e Panamby, que são Personnalité, e Padre Antônio.

Nesta terça-feira 18, o Sindicato fechou a agência 1272 (Antônio Agu, em Osasco) do Itaú, insalubre para funcionários e clientes. Há 15 dias, o compressor do ar-condicionado da unidade quebrou. Desde então, são feitos rotineiramente reparos inócuos. Também está paralisada a agência 9102, no Largo Santa Cecília, pelo mesmo motivo.

Em Osasco, na sexta-feira 14, o aparelho pifou de vez. E o banco sequer enviou ventiladores ao local para amenizar o calor dentro da unidade, conforme cobrou o Sindicato.

“Os funcionários e clientes estavam passando mal com o calor. Uma bancária gestante foi submetida a isso, o que é um descalabro. Nem os ventiladores solicitados foram enviados, por irresponsabilidade do banco Itaú. Por conta desse absurdo, a agência hoje foi fechada”, enfatiza a dirigente sindical Karen Souza, que paralisou a unidade junto dos dirigentes sindicais Oswaldo Caetano e José do Egito.

Segundo ela, o banco se limitou a informar que solicitou a peça do compressor, mas ainda não deu o prazo para o envio à agência.

“O Itaú, em momento algum, se preocupou com o bem-estar dos seus funcionários e clientes. A dirigente Karen cobrou a solução do problema e o envio de ventiladores quando a denúncia chegou ao Sindicato, na sexta-feira 14, e nada aconteceu até o momento”, acrescenta Oswaldo Caetano.

Santa Cecília

Já na Santa Cecília, um problema no ar-condicionado também na sexta-feira 14 causou a queda do sistema de caixas eletrônicos. Com o calor intenso e insalubre, o Sindicato exigiu que pelo menos três aparelhos de chão fossem enviados ao local. O banco mandou apenas um. 

"Aqui na Santa Cecília, os funcionários foram enviados para uma agência na Rua das Palmeiras, e nós mantivemos a unidade fechada toda esta terça-feira. No fim da manhã, um ar-condicionado de chão foi enviado pelo banco à unidade, o que vai trazer um pouco mais de alívio para os funcionários. Mas ainda é insuficiente. Bate sol de manhã até o fim da tarde na agência", ressalta o dirigente sindical e bancário do Itaú Wagner Fantini, acrescentando que o banco deu de 90 a 120 dias para resolver o problema.   

O Sindicato continuará mobilizado nos locais de trabalho e cobrando providências do Itaú em relação à solução do problema do ar-condicionado nas três agências. 

Denuncie

Bancários que estiverem passando por situação semelhante, sem ar-condicionado na agência, devem denunciar a dirigentes sindicais ou por telefone. Veja telefones e endereços das regionais aqui.

seja socio