Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Transtornos para PCDs

Sindicato cobra retirada de poste em rampa no semáforo em frente à Matriz Cidade de Deus

Linha fina
Acesso foi construído, porém, um poste de sinalização foi colocado no meio obstruindo acesso de PCDs; obstrução foi notada na mesma semana em que se comemora o Dia internacional da Pessoa com Deficiência no Brasil
Imagem Destaque
Foto: Divulgação

O Sindicato protocolou um ofício na Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) de Osasco pedindo a remoção e a mudança de um poste de sinalização na rampa da calçada que dá acesso à uma das entradas da Cidade de Deus, Matriz do Bradesco. A ação ocorreu um dia após o Sindicato receber uma foto em que denuncia a obstrução da rampa, que fica em frente ao portão do cachorro quente. 

A dirigente sindical e funcionária do Bradesco Karen Souza explica que muitos moradores, além de bancários PCDs, são prejudicados com a obstrução. "É uma concentração com quase 10 mil bancários e terceirizados, muitos são PCDs ou têm dificuldade de locomoção. Entram por este portão e precisam atravessar pelo semáforo. Não apenas os trabalhadores da Cidade de Deus, mas também os demais pedestres que passam por lá são prejudicados. Somos um Sindicato Cidadão e prezamos pelos direitos dos trabalhadores e da sociedade. Chega a ser bizarra uma obra dessa ter sido feita desta maneira”, critica.

Karen ainda disse que o Sindicato cobrou mais informações sobre quem foi o responsável pela colocação do poste. “O que não ficou esclarecido ainda é quem realizou a obra. Colocar um poste no meio de uma rampa de acesso para portadores de mobilidade reduzida não tem cabimento. É mais um ataque aos PCDs", diz. 

Veja cópia do ofício:

Cópia do ofício encaminhado pelo Sindicato ao responsável pela mobilidade na Prefeitura de Osasco

Ela ainda diz que o Sindicato vai acompanhar o desenrolar do caso. Caso não seja resolvido, outras medidas serão tomadas.
“Por isso, reforçamos sempre a importância do bancário ser sindicalizado e fortalecer a entidade que o representa como trabalhador. Estamos sempre preparados para resolver qualquer problema que possa afetar o ambiente de trabalho e também o externo. Por meio da denúncia conseguimos tomar medidas para solucionar este problema. Caso haja qualquer anormalidade, denuncie via Central de Atendimento para que possamos agir o mais rápido possível”, enfatiza Karen.

Atques aos PCDs

No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, lembrado no dia 3 de dezembro, os trabalhadores organizados conquistaram uma vitória importante ao conseguirem impedir a votação do Projeto de Lei 6159/19, de autoria do ministro da Economia Paulo Guedes, que desobriga empresas de contratarem trabalhadores com deficiência ou reabilitadas. O PL foi encaminhado em regime de Urgência Constitucional e, por esst razão, teria de ser votado em um prazo de cinco sessões. 

Em reunião com lideranças de partidos, na terça-feira 3, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) garantiu que o Projeto de Lei não será votado enquanto ele continuar presidindo a Câmara dos Deputados. Seu mandato vai até 31 de janeiro de 2021.

> Mobilização suspende ataque a Pessoas com Deficiência

“Isso reforça ainda mais o que dissemos. Os trabalhadores unidos com seus sindicatos conseguem manter e lutar pelos seus direitos”, finaliza Karen.

seja socio