Pular para o conteúdo principal

Santander convoca bancários doentes para exame de retorno 

Linha fina
Banco está ignorando problemas como atrasos nos agendamentos e realizações de perícias feitas pelo INSS; análise de documentos; e para a emissão do resultado das perícias. Veja como proceder 
Imagem Destaque
Foto: Freepik

Devido à pandemia do coronavírus, o INSS está apresentando uma série de problemas que tem gerado muitos transtornos para os trabalhadores: atrasos nos agendamentos e realizações de perícias; análise de documentos; e para a emissão do resultado da perícia. 

Alheio a esta realidade, o Santander está convocando trabalhadores afastados pelo INSS ou que estão aguardando perícia do órgão para exame de retorno. 

Situação 1

Trabalhadores estão sendo convocados a passar no exame de retorno quando o atestado médico vence, antes da perícia do INSS. Por exemplo, se o trabalhador tem uma perícia agendada para o dia 30 de dezembro e o atestado médico é válido até o dia 20 de dezembro. Se, no exame de retorno, for considerado apto para o retorno ao trabalho pelo médico do banco, o trabalhador poderá aguardar a perícia do INSS trabalhando, conforme o decreto 8691/2016. 

Para evitar este tipo de situação, o trabalhador precisa manter sempre atualizados os atestados médicos a fim de evitar o vencimento dos mesmos.  

Situação 2

Quando há a cessação ou indeferimento do benefício do INSS, o banco convoca para o exame de retorno. Porém, o Santander não aceita atestados com datas anteriores ou com a mesma data do exame de retorno, apenas os com vigência após a data do exame de retorno no banco. Neste tipo de situação, o trabalhador tem de passar pelo exame de retorno quando há a cessação do benefício do INSS.

Para que o banco aceite um novo atestado médico, este terá de constar uma data a partir do dia seguinte do exame de retorno do banco.

Relação desrespeitosa, imoral e desumana

“A relação que o Santander tem tido com o seus trabalhadores é desrespeitosa, imoral e desumana, porque o banco ignora que há sérios problemas no INSS devido à pandemia. Há perícias que estão levando meses para serem feitas, e isso foge do controle do trabalhador que adoeceu na maioria das vezes por causa da intensa carga de trabalho”, protesta Lucimara Malaquias, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander.

O Sindicato tem atuado em todos os casos em que é acionado a fim de tentar minimizar os impactos para os trabalhadores, mas para isso é importante que os bancários procurem a entidade (veja os contatos abaixos). 

Sindicalize-se e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários

“Contudo, é fundamental que os trabalhadores tenham em mãos todas as informações de forma detalhada: todos os documentos médicos, laudos e exames em dia para que tenham mais chances de resolver a situação”, reforça Lucimara. 

Procure o Sindicato

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar 

> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário 

> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

seja socio