O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, por meio da COE Santander (Comissão de Organização dos Empregados do Santander), solicitou ao Santander a renovação do acordo aditivo de trabalho dos bancários que exercem a função de atendimento telefônico/call center, conhecidos como antigo J6.
O objetivo da negociação para renovação do acordo é preservar conquistas como, por exemplo, a garantia do pagamento de horas extras de 50% aos sábados e 100% aos domingos e feriados, com folga referente durante a semana. Com os pagamentos feitos no mês subsequente ao mês trabalhado.
“Em reunião com o banco, nesta segunda 11, a COE Santander reivindicou a renovação do Acordo do Call Center, considerando as premissas do acordo anterior, uma vez que o banco continua aplicando as mesmas regras, principalmente nos pagamentos das horas extras realizadas aos finais de semana, bem como nas folgas referentes” relata Wanessa Queiroz, dirigente da Fetec/CUT-SP e coordenadora da COE Santander.
Segundo o banco, hoje aproximadamente 53 funcionários realizam atividades nas seguintes áreas: Câmbio; SAC; e Ouvidoria e Fraude. De acordo com o Santander, a intenção é que todos os trabalhadores façam a migração da jornada de 6 horas para 8 horas, com opção de carreira nas áreas centrais como, por exemplo, na rede de agências.
“O Sindicato não vai aceitar demissões, retrocessos, retirada de direitos ou precarização da relação de trabalho dos bancários da central de atendimento/call center, que já são duramente afetados pelo avanço da terceirização na área. Orientamos que os trabalhadores fiquem atentos, mobilizados, e acompanhem as redes sociais e o site do Sindicato, nos procurem em caso de dúvidas, e façam a sua sindicalização para fortalecer a luta pela manutenção de direitos e por novas conquistas. Juntos somos mais fortes”, conclui a dirigente sindical e bancária do Santander Irene Juarez Dias.