Conquista da Campanha Nacional dos Bancários 2024, o Banco do Brasil anunciou o ajuste e a criação de novas funções a partir de janeiro. Ao todo são cinco mudanças que envolverão mais de 15 mil pessoas.
A alteração para as funções iniciais da rede de agência terá incremento de até 20% nos salários, sendo uma solução para os funcionários que trabalham nos caixas. Com o anúncio dos valores e a quantidades de vagas, o resultado geral da campanha Nacional dos Bancários, para os funcionários do BB, foi muito superior ao reajuste da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Além do aumento do poder de compras para os 15 mil funcionários do banco beneficiados com a conquista garantida pelo Acordo Coletivo, também foi assegurada a incorporação da gratificação de caixa executivo para os funcionários com 10 anos de exercício em novembro de 2017.
Para Antônio Netto, dirigente do Sindicato e representante da Fetec/CUT-SP na Comissão Executiva dos Empregados do Banco do Brasil (CEBB), um ponto interessante destas mudanças é que os valores de referência não serão as verbas temporárias oriundas do Performa.
“O Performa foi não só um plano de destruição das carreiras dos funcionários, mas também um ataque à própria instituição, uma vez que prejudicou as possibilidades de encarreiramento na empresa. As mudanças que o banco anuncia agora dão um passo importante no sentido contrário. E esperamos seguir em direção ao fim do Performa e também no caminho do avanço em direção ao aumento de direitos e nos salários de todas as funções”, enfatiza o dirigente.
“Essas atualizações demonstram a força da organização e mobilização dos bancários na Campanha Nacional 2024. Os avanços conquistados valorizam os funcionários e visam melhores condições de trabalho”, afirma Fernanda Lopes, coordenadora da CEBB.
Vejam como ficam as mudanças:
Assistente de Atendimento e Negócios
Substituindo a função de Assistente de Negócios, a nova posição de Assistente de Atendimento e Negócios com jornada de 6 horas diárias e valor 22,6% maior que a anterior. O novo VR do Assistente beneficiará mais de 9,3 mil trabalhadores, sendo priorizados os Assistentes atuais e beneficiando os caixas.
Especialista em Atendimento e Negócios
A nova função de Especialista em Atendimento e Negócios terá jornada de 8 horas diárias e um VR 23,5% maior que a dos atuais Supervisores de Atendimento, que terão prioridade de nomeação na própria agência. Serão aproximadamente 1,5 mil novas vagas em janeiro.
Gerente de Negócios Digitais
Nos Escritórios Leves, será implementada a função de Gerente de Negócios Digitais, com VR 45% maior que dos Gerentes de Relacionamento Exclusivo.
Valorização das redes de apoio
As funções de Assistente Operacional Júnior e Pleno terão seus VRs reajustados em 20,9% e 15,6%, respectivamente.
Assistente de Tesouraria
Será criada a função de Assistente de Tesouraria, com VR de R$ 5.964,01.
Fernanda Lopes lembra que a criação e os ajustes dessas funções foram uma das pautas centrais nas negociações específicas com o BB, conduzidas pela Contraf-CUT, assessorada pela CEBB, durante a Campanha Nacional 2024. O objetivo foi garantir não apenas melhores condições de trabalho, mas também corrigir desníveis salariais e fortalecer as redes de atendimento e apoio do banco. “Essas mudanças são fundamentais para a valorização dos trabalhadores e mostram o quanto é essencial estarmos organizados e mobilizados. Ainda há muito a avançar, mas os resultados conquistados reforçam a importância de lutarmos juntos por direitos e melhores condições de trabalho”, concluiu.