Com cerimônia de abertura que contou com a presença de autoridade políticas e sindicais de norte a sul do continente americano, foi iniciada, na tarde desta quinta-feira 5, a 6ª Conferência da UNI Américas, que ocorre em La Falda, município da província de Córdoba, na Argentina, entre os dias 5 e 7 de dezembro.
O evento reúne cerca de 600 delegados e observadores de 140 organizações sindicais de 28 países da América do Sul, Central e do Norte, entre eles o Brasil. O movimento sindical bancário brasileiro participa com uma delegação da Contraf-CUT, composta por representantes de vários sindicatos.
O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região está compondo a delegação da Contraf-CUT, com sua presidenta Neiva Ribeiro, a secretária-geral, Lucimara Malaquias, as diretoras executivas Ana Beatriz Garbelini e Karen Souza e os diretores Edegar Faria, Mércia Oliveira e Matheus Pinho.
Com o mote “Solidariedade em Ação, Esperança Coletiva”, os participantes terão uma extensa agenda de debates nos próximos dois dias, com trocas de experiências e reflexões sobre os temas mais pertinentes hoje aos trabalhadores e trabalhadoras das Américas, como a tecnologia e as mudanças no mundo do trabalho, a desigualdade social, a crise climática, os avanços da extrema direita, a precarização do emprego, entre outros.
Além disso, discutirão e aprovarão estratégias de luta e de ações sindicais para os próximos anos. Iniciativas que façam frente às forças reacionárias na América e às ameaças de retrocesso que elas representam.
Juntos por direitos!
A UNI Américas é o braço continental da UNI Global Union, sindicato mundial que representa mais de 20 milhões de trabalhadores e trabalhadores dos setores de serviço em todo o mundo, com diversos sindicatos filiados em 150 países, entre eles o Sindicato dos Bancários de São Paulo.
A abertura desta 6ª Conferência contou com discursos de diretores da entidade, como o presidente da UNI Américas, o argentino Héctor Daer, o secretário-geral da entidade, o brasileiro Márcio Monzane – ex-diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo –, o presidente da UNI Global Union, o australiano Gerard Dwyer, e a secretária-geral da UNI Global Union, a alemã Christy Hoffman, que em sua fala fez uma saudação ao presidente Lula.
“Aqui na Argentina, Milei chegou ao poder com a intenção de enfraquecer os sindicatos. Mas faremos frente a isso porque esperança e ação são a essência do nosso trabalho internacional”, disse a secretária-geral da UNI Global Union, destacando o fato de que a Argentina foi escolhida como palco dos encontros justamente em solidariedade a seu povo e para fortalecer a resistência frente aos ataques do governo de ultra direita de Javier Milei.
Ao dar as boas vindas aos mais de 600 participantes da Conferência, o secretário-geral da UNI Américas, Marcio Monzane, expressou sua alegria em compartilhar experiências juntos, de maneira presencial, e discutir “os desafios do sindicalismo com solidariedade e esperança.”
O presidente a UNI Américas, Héctor Daer declarou: "Não podemos nos resignar como dirigentes sindicais. Não podemos renunciar à esperança de transformar nossos países e nossa região na direção de um mundo sustentável."
Também participaram da mesa parlamentares progressistas, comprometidos com a pauta dos trabalhadores, de vários países americanos, como Chile e Colômbia.
A cerimônia de abertura contou ainda com apresentação de grupos de folclore regional e números artísticos acrobáticos. Em seu perfil no X, a UNI Américas destacou: “Serão 3 dias concentrando debates sindicais sobre democracia e justiça social, novos direitos, transformações tecnológicas e proteção social. Ante às correntes reacionárias e ameaças de retrocesso, reafirmamos nossa luta: avançamos juntos por direitos! #SolidaridadEnAcción”
Novo Comitê da UNI Américas
Além dos debates e da apresentação e votação de moções, também haverá a eleição do novo Comitê Regional da UNI Américas, que ocorrerá no sábado 7, encerrando o encontro.
Conferências anteriores
A 6ª Conferência Regional da UNI Américas iniciou nesta quinta, mas os trabalhadores e trabalhadoras do continente estão reunidos em La Falda desde segunda-feira 2, em discussões e deliberações de outros encontros por setores: a 6ª Conferência Regional UNI Américas Finanças, nos dias 2 e 3; a 7ª Conferência UNI Américas Mulheres e 6ª Conferência UNI Américas Juventude, ambas na quarta-feira 4.
O Sindicato está fazendo a cobertura completa do evento. Acompanhe em nosso site e nossas redes sociais.