O Santander reconheceu que foi um erro não pagar a RV (Remuneração Variável) para um grupo de bancários que foram transferidos de uma agência padrão para uma agência Select, assumindo o cargo de ENS (Especialista de Negócios Santander), quer punir os gestores que teriam sido responsáveis pelo erro, mas se recusou a fazer o devido acerto dos valores aos trabalhadores.
O Entendimento do Santander é que o ENS tem que estar na Visão Modelo Certo para receber a PPE (Remuneração Variável), porém não tem metas, mas neste caso houve transferência do Varejo para Select e dependeria dos gestores terem feito os procedimentos manuais para que os bancários estivessem na Visão do Modelo Certo (perfil), fazendo assim jus ao pagamento.
“Em outubro, após o Sindicato receber denúncias sobre o não pagamento da RV, entramos em contato com o banco para apurar as razões pelas quais este grupo de bancários não recebeu o pagamento proporcional, e cobrou o devido acerto. Foi descoberto que gestores das unidades de varejo deveriam ter efetuado um comando manual no sistema para que os bancários transferidos tivessem validado o período em que estavam na unidade para efeitos do pagamento da RV”, explica o dirigente do Sindicato e bancário do Santander, Welington Prado Corrêa.
Já em novembro, o RH do Santander informou ao Sindicato, após conversas com as áreas responsáveis, que foi decidido que seriam realizadas melhorias no sistema para evitar erros manuais como o que ocorreu neste caso. Além disso, o banco optou pela penalização dos gestores com medidas disciplinares, uma vez que entendeu que os mesmos não fizeram o procedimento correto, mesmo com os manuais disponibilizados na Intranet.
Mesmo reconhecendo que houve um erro e a necessidade de melhorar o sistema, além da punição aos gestores, o Santander se recusa a fazer o devido pagamento da RV aos bancários prejudicados, alegando que a área responsável pela RV não vai se responsabilizar por um ato falho do gestor.
“É um absurdo que o Santander não acerte o valor devido aos bancários, que bateram suas metas e não tiveram responsabilidade alguma em relação ao erro ocorrido e reconhecido pelo banco. Pagamento este, inclusive, que não teria qualquer impacto para o banco, uma vez que abrange no máximo cinco bancários. O trabalhador se qualifica, muitas vezes tem de dar mais atenção ao banco do que a própria família para alcançar seus objetivos e, na hora do reconhecimento, é vítima dessa injustiça”, enfatiza o dirigente do Sindicato.
“Não obstante a necessidade de realizar o pagamento, outro absurdo é reconhecer que o sistema necessita de melhorias e, ainda assim, punir os gestores. Como se eles fossem os únicos responsáveis pelos erros”, acrescenta.
O Sindicato cobra que o Santander faça o devido pagamento da RV aos bancários prejudicados, reveja a penalização dos gestores, e de fato promova melhorias nos sistemas e processos, de forma que situações como esta não se repitam.
Os bancários que enfrentarem qualquer problema nas relações de trabalho devem entrar em contato com o Sindicato por meio do Canal de Denúncias, pelo (11) 3188-5200, via chat, e-mail e WhatsApp. O sigilo é garantido.