A quarta-feira (11) começou com mobilização contra as metas abusivas no Banco do Brasil. Foram realizadas manifestações em diversos locais de trabalho na base do Sindicato dos Bancários, que contaram com expressiva participação e apoio dos bancários. Entidades filiadas à FETEC/CUT-SP também promoveram atos ao redor do estado.
Carregando faixas de protesto contra as metas adoecedoras praticadas pelo Banco do Brasil, os dirigentes sindicais marcaram presença nas agências e dialogaram com os trabalhadores. A ação foi motivada pelas recorrentes denúncias recebidas pelo Sindicato a respeito de cobranças abusivas.
Antonio Netto, dirigente sindical representante da FETEC/CUT-SP na CEBB (Comissão Executiva dos Empregados do Banco do Brasil), participou da atividade e chamou a atenção para o cenário enfrentado nas áreas vinculadas à DIVAR (Diretoria de Varejo) e nos escritórios exclusivos.
"Esse é um protesto contra as metas abusivas que têm causado adoecimento nos trabalhadores. Apesar das nossas constantes denúncias e intervenções, nada tem sido feito no âmbito da Diretoria de Varejo. Essa situação não pode continuar", afirma Netto.
Ainda de acordo com o dirigente, a ampliação do teletrabalho é outro ponto demandado pelos trabalhadores dos escritórios exclusivos, que visam maior qualidade de vida. Na negociação do atual acordo coletivo do Banco do Brasil, o movimento sindical bancário conquistou uma cláusula para dobrar a quantidade de escritórios que realizam TRI (Trabalho Remoto Institucional) e assegurar que, a partir do final do ano, pelo menos um escritório em cada estado faça esse trabalho.
"O último Acordo Coletivo de Trabalho alcançou uma conquista importante, mas precisamos seguir avançando. Estamos cobrando mais celeridade nas negociações junto ao banco. Essa pauta tem permanecido muito tempo parada no projeto piloto, sendo que há totais condições de progredirmos nesta pauta", analisa o dirigente.
Denuncie
O Sindicato dos Bancários mantém um Canal de Denúncias disponível para todos os bancários que enfrentam problemas no local de trabalho. Caso identifique situações de metas abusivas, adoecimento e outras violações, não deixe de contatar sua entidade representativa. O Canal de Denúncias é totalmente anônimo e seguro.