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Projeto piloto do INSS agiliza resposta a recursos

Linha fina
Sistema, que reduziu de 200 para 30 dias a espera do segurado, está sendo testado em Porto Alegre
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São Paulo – Quatro agências do INSS em Porto Alegre (RS) adotaram, em caráter experimental, um sistema que visa reduzir o tempo de espera dos pedidos de recursos dos segurados. O e-Recurso, como foi batizado, reduziu para 30 dias o período da análise do recurso nessas unidades. Pelo processo tradicional, a demora chega a uma média de 200 dias.

Segundo o site do Ministério da Previdência, o ministro Garibaldi Alves Filho assina na terça-feira 31, portaria que dará início à implantação do projeto em todo o país. A nota informa que a segunda cidade a receber o novo sistema será Natal (RN).

Atualmente o processo é físico e manual, mas com o e-Recurso será todo informatizado. Assim tanto o pedido quanto seu acompanhamento podem ser feitos pela internet.

Além do e-Recurso, informou o presidente do órgão, Mauro Hauschild, foi criada uma área nova chamada de contrarrazão, que também ajuda a agilizar o processo. Essa área analisa o caso e, se julgar que o segurando tem razão, o pedido nem vai para a junta de recurso.

Cerca de 90% dos segurados que têm o pedido negado pelo INSS entram com recurso contestando a decisão do órgão. E mais de 65% dos pedidos negados pelo INSS em todo o país são para benefícios por incapacidade, como auxílio doença e aposentadoria por invalidez.

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Redação, com informações do Diário de S. Paulo - 30/1/2012
 

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