São Paulo - O bancário está de olhos bem atentos ao movimento do PL 4330 no Congresso Nacional. Em enquete realizada pelo Sindicato, 38% dos cerca de 900 participantes consideraram a não votação do projeto como a maior conquista da categoria em 2013.
O PL 4330 é uma grande ameaça aos direitos da classe trabalhadora e, especialmente, da categoria bancária. Sob o pretexto de regulamentar a terceirização no Brasil, acaba por legalizar a fraude e a precarização do emprego.
De autoria do deputado federal e empresário Sandro Mabel (PMDB-GO), permite que os empregadores contratem outras empresas para realizar atividades-fim. Ou seja, além dos serviços já largamente terceirizados – como limpeza, vigilância, considerados atividades-meio –, os empresários terão liberdade para contratar terceiros para realizar inclusive a principal atividade da empresa.
A proposta estava pronta para ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, mas acabou sendo colocada de lado após diversas ações dos trabalhadores nas ruas – como as realizadas na Avenida Paulista, em São Paulo – e gabinetes de Brasília – com trabalhadores lotando vários ônibus para pressionar os parlamentares na capital federal.
Remuneração – A maior remuneração também foi destacada pelos bancários na enquete, já que 27% consideraram como maior conquista de 2013 a redução da incidência de imposto de renda na PLR e outros 24% apontaram o aumento real pelo décimo ano consecutivo. Também foram destacados pelos internautas o vale-cultura e o abono assiduidade.
Redação - 8/1/2014
Linha fina
Enquete revela que 38% dos participantes considerou bloqueio do trâmite do projeto como maior conquista de 2013
Imagem Destaque