Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Saúde Pública

Doe sangue antes de se vacinar contra a febre amarela

Linha fina
Recomendação é da Fundação Pró-Sangue; quem receber a vacina deverá esperar 28 dias para realizar doação; oriundos de algum município onde tenha sido confirmado algum caso da doença devem aguardar 30 dias
Imagem Destaque
Arte: Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

São Paulo - A Fundação Pró-Sangue recomenda que as pessoas façam sua doação de sangue antes de tomarem a vacina contra a febre amarela. Isso porque, aqueles que receberem a vacina deverão esperar 28 dias para realizar a sua doação.

Os estoques da Pró-Sangue diminuem em períodos como férias e Carnaval, daí a importância dessa recomendação.

As pessoas que estiveram em algum município com caso confirmado da doença também deverão aguardar para doar: nesse caso, por 30 dias.

Quem recebeu a vacina da febre amarela há mais de 28 dias pode doar mesmo que seja de municípios com casos confirmados da doença.

Já aqueles que contraíram a enfermidade devem aguardar seis meses após a recuperação clínica completa (alta médica) para doar sangue.

Quem deve tomar vacina contra febre amarela

Serviço - Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, comparecer a um posto de doação alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes.

Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos de doação.

Posto - O posto Clínicas fica na Avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7h às 18h de segunda a sexta; das 8h às 17h nos sábados, feriados e pontes; e das 8h às 13h, no primeiro e terceiro domingo de cada mês. Só lembrando que aos sábados o atendimento está limitado a 380 candidatos. Ao atingir esse número, o cadastro fecha. O estacionamento, gratuito aos doadores, é o subterrâneo - Garagem Clínicas, na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar.

Para horário de funcionamento dos demais postos de coleta acesse: www.prosangue.sp.gov.br/doacao/Enderecos.aspx. Mais informações no Alô Pró-Sangue 0800 55 0300.

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição vinculada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1984, arrecada cerca de 12 mil bolsas por mês, sendo responsável por 32% de todo sangue consumido na Região Metropolitana do Estado de São Paulo.
 

seja socio