Pular para o conteúdo principal

Bradesco: entenda a etapa atual da ação judicial sobre vale-transporte 

Linha fina
Ação coletiva impetrada pelo Sindicato sobre desconto irregular do Vale Transporte foi vitoriosa em todas as instâncias, mas aguarda julgamento de recurso movido pelo banco para decisão final
Imagem Destaque
Foto: Freepik

Bancários do Bradesco estão entrando em contato com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região para obterem informações a respeito do andamento da ação judicial coletiva, movida pela entidade, sobre desconto irregular do vale-transporte (VT). 

O Sindicato saiu-se vitorioso em todas as instâncias no processo movido contra o Bradesco, para cobrança das diferenças de valores descontados irregularmente dos bancários a título de vale-transporte.  

Em junho de 2019 o banco começou a descontar corretamente o valor. Agora, o Sindicato está cobrando na Justiça o pagamento dos valores retroativos. 

Entenda  

A cláusula 21 da CCT da categoria determina desconto de 4% do salário básico – condição mais vantajosa do que a legislação vigente sobre o tema (Lei 7.418/85), que determina o desconto de 6% sobre o salário básico do empregado. O Bradesco, no entanto, vinha efetuando o desconto de 4% sobre a remuneração integrada às gratificações de função. 

Qual foi a decisão da Justiça? 

Em janeiro de 2018 foi proferida sentença para condenar o banco a adotar a correta base de cálculo do vale transporte (4%) sobre o valor básico do salário. Em junho do mesmo ano, o Tribunal Regional do Trabalho aumentou a condenação do Bradesco, impondo também a devolução dos valores descontados indevidamente no período imprescrito (cinco anos antes do ingresso da ação), decisão não modificada pelo Tribunal Superior do Trabalho. 

Da decisão ainda cabe recurso.

A decisão é válida para quais bancários? 

A sentença vale para todos os bancários que tiveram o desconto errado no holerite, dentro da ação, os quais pertencem à base do Sindicato: São Paulo, Osasco, Barueri, Carapicuíba, Caucaia do Alto, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, São Lourenço da Serra, Santana do Parnaíba, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista. 
 

seja socio