Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Vote

Banco do Brasil: Sindicato apoia Kelly Quirino para o Caref

Imagem Destaque
Fotografia da candidata a Caref do BB, Kelly Quirino

O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região apoia e indica voto em Kelly Quirino para representar os funcionários no Conselho de Administração do Banco do Brasil (Caref). O primeiro turno do pleito será entre os dias 20 e 26 de janeiro e todos os funcionários do BB, da ativa, poderão participar via sistema eletrônico, que será disponibilizado pelo banco.  

Além do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Kelly Quirino conta com o apoio da grande maioria dos sindicatos de bancários e da Contraf-CUT para o cargo, que tem como missão levar a visão, propostas e questionamentos dos trabalhadores até a alta administração do Banco do Brasil.   

“Todas as medidas importantes passam pelo Conselho de Administração. É fundamental que estejamos representados, neste espaço decisório, por uma pessoa que de fato defenda e trabalhe pelos interesses dos funcionários do Banco do Brasil”, destaca o diretor executivo do Sindicato e coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB (CEBB), João Fukunaga 

“Com este novo governo, alinhado com os interesses da classe trabalhadora, temos uma oportunidade ímpar de avançar em pautas de interesse dos bancários do BB e também de retomar o papel importantíssimo dos bancos públicos para o desenvolvimento econômico e social do país. Neste sentido, é essencial que tenhamos no Conselho de Administração do BB uma pessoa como a Kelly Quirino, que com certeza trabalhará para tornar realidade estes anseios”

Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região

Quem é Kelly Quirino 

Kelly é bancária do BB há 15 anos, atuou por 10 anos na Fundação BB e hoje trabalha na Diretoria de Marketing e Comunicação (Dimac) do banco. Além disso, é pesquisadora associada ao Intercom nas áreas de jornalismo impresso e jornalismo especializado. Em 2020, foi eleita uma das 115 mulheres referência na luta antirracista no Brasil. É doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). 

"Além de sua experiência profissional, a Kelly é uma defensora ativa de questões sociais importantes, especialmente em relação à luta pela diversidade e inclusão. Acho que a sua voz e o seu compromisso com a justiça social serão valiosos para o conselho de administração e para o banco como um todo”, destaca Débora Fonseca, atual Caref do BB, que apoia Kelly Quirino para sucedê-la no cardo.  

“Temos a confiança de que com a eleição da Kelly Quirino - por sua experiência, compromisso com os colegas e envolvimento em causas sociais – seguiremos muito bem representados no Conselho de Administração do BB”, conclui Getúlio Maciel, dirigente do Sindicato e representante da Fetec-CUT/SP na CEBB.  

Plataforma  

A principal plataforma da candidata ao Caref é a defesa do Banco do Brasil como instituição pública, fortalecendo o BB como agente redutor das desigualdades. Kelly também defende a criação de um comitê de Diversidade e Inclusão, vinculado à presidência do banco, com representantes dos funcionários.

Apesar de o Caref ser impedido, pela legislação, de votar em pautas que envolvam questões funcionais no Conselho de Administração, o cargo tem acesso garantido a relatórios de auditorias, controladoria e das próprias discussões no conselho e pode colaborar nas ações para valorização das trabalhadoras e trabalhadores, com igualdade de oportunidades dentro do banco.

“No CA a estratégia proposta definirá os meios do seu alcance, aí estará nossa contribuição determinada a restabelecer uma gestão humanizada e respeitosa para com as funcionárias, funcionários e fornecedores do banco”, explica Kelly, que também pretende fomentar a valorização das trabalhadoras e trabalhadores com a igualdade de oportunidades dentro do banco, independente de gênero, cor, idade, orientação sexual ou escolha religiosa. “Precisamos aumentar a nossa representatividade, inclusive com mais mulheres exercendo funções do alto escalão do BB”, pondera. 

Calendário Eleitoral 

  • 20/01 a 26/01: votação do 1º turno
  • 08/02: divulgação do resultado final do 1º turno
  • 24/02 a 02/03: votação do 2º turno
  • 10/03: resultado final e proclamação do eleito(a) 
seja socio