Nesta quinta-feira, 12 de janeiro, data em que a Caixa completa 162 anos, Maria Rita Serrano assume a presidência do banco público. Rita foi anunciada pelo governo Lula como nova presidenta da Caixa em 30 de dezembro, mas a sua nomeação só foi publicada no Diário Oficial nesta segunda 9.
> Caixa 162 anos: Sindicato celebra empregados e importância do banco para o país
"É com muita alegria que comemoramos a posse da Rita Serrano, hoje em que comemoramos 162 anos da Caixa Econômica Federal. O fortalecimento dos bancos públicos é fundamental para combater a crise econômica, a volta da inflação e dos índices recordes de endividamento. A Caixa é líder no financiamento habitacional, mas perdeu espaço nos últimos anos. A média de habitações entregues pelo Programa Casa Amarela é 48% menor que a média das unidades entregues pelo Minha Casa Minha Vida. Sabemos que a Rita está comprometida em recolocar o banco como protagonista do desenvolvimento do Brasil"
Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região
"Queremos também transparência nas investigações das denúncias de crime de assédio moral e sexual praticado no banco contra seus funcionários e funcionárias, e uma política de respeito e valorização dos trabalhadores", acrescenta.
A cerimônia de posse de Rita Serrano como nova presidenta da Caixa será realizada a partir das 18h, no Teatro da Caixa Cultural, em Brasília. Representarão o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, a secretária-geral da entidade, Neiva Ribeiro, e a dirigente e empregada da Caixa, Tamara Siqueira.
“A expectativa dos empregados e suas entidades com a nova gestão é de que sejam retomados o diálogo e o respeito com os trabalhadores, algo que inexistiu no governo Bolsonaro, com Pedro Guimarães à frente da Caixa. A gestão Pedro Guimarães, aliás, ficou marcada pelo desmonte do banco, corte de direitos, sobrecarga de trabalho e pelo assédio moral e sexual. A partir desta nova gestão, com diálogo e respeito, buscaremos avançar na melhoria das condições de trabalho e no fortalecimento do Caixa enquanto banco público para que, mais uma vez, exerça seu papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país”
Tamara Siqueira, dirigente do Sindicato e empregada da Caixa
Na manhã desta quinta-feira, Rita Serrano participou de solenidade de comemoração do aniversário de 162 anos da Caixa. Confira abaixo trecho do discurso da nova presidenta da Caixa.
Quem é Rita Serrano
Rita Serrano, de 53 anos, que atuava até então como representante eleita dos empregados no Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal, tem longa trajetória no movimento sindical e social, tendo presidido o Sindicato dos Bancários do ABC entre 2006 e 2012. Coordena desde 2015 o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, que reúne diversas entidades, e lançou a campanha Se é Público é Para Todos. Também é diretora na Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).