Pular para o conteúdo principal
Chapéu
O Sindicato é feito de pessoas

Deli Soares: 'Vivemos momentos complicados, mas a luta valeu a pena'

Imagem Destaque
Deli Soares, bancário aposentado do Banco do Brasil, camisa branca, pelo negra e poucos cabelos grisalhos

Deli Soares, bancário aposentado do Banco do Brasil, em entrevista por ocasião do centenário do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região falou sobre a carreira, militância, lutas, greves marcantes e mais.

Ele é a personalidade no novo episódio da série O Sindicato é feito de pessoas.

Deli Soares iniciou sua carreira em 1968, como office boy no Banco Comércio e Indústria do Estado de São Paulo, depois foi contratado pelo banco Alfamares, que, posteriormente foi incorporado pelo Banco do Estado do Paraná e, por último, pelo Banco do Brasil até sua aposentadoria.

Ele relembrou ainda como era o trabalho do bancário naquela época comparando com o trabalho atual.

Deli Soares comenta também sobre sua filiação ao Sindicato dos Bancários, em 1971, e de sua aproximação com a diretoria do Sindicato, por meio de cursos na sede do SindCurso.

Deli Soares relembra sobre a sua passagem como delegado sindical no Banco do Brasil e de sua passagem pela diretoria do Sindicato dos Bancários, a partir de 1989, quando houve o racha na diretoria do Sindicato e como se organizaram após esse acontecimento.

Dos fatos marcantes, Deli destaca a grande greve de 1985 e fala ainda que essa greve mudou a forma de negociação dos bancários no país todo, com a criação de uma mesa única.

Deli Soares ainda lembra de outras histórias marcantes como a intervenção no Sindicato dos Bancários, da mudança na sua vida pessoal e as transformações por ter passado pelo movimento sindical bancário.

E, para finalizar, Deli Soares ainda deixa um recado para os bancários e para a atual diretoria do Sindicato.

Quer assistir mais?

seja socio