Com a Resolução 4966/2021 do Banco Central, clientes da Caixa têm enfrentado dificuldades em acessar serviços de crédito. A medida estabelece que qualquer operação de crédito em atraso superior a 90 dias, como empréstimos ou cartão de crédito, provoca o cancelamento automático do crédito rotativo (CROT), mesmo que este esteja em dia. A medida é de 2021 e passou a valer neste ano. As informações são de matéria publicada pela Fenae.
Esse mecanismo significa que uma única pendência pode comprometer todas as demais linhas de crédito do cliente. A regra, aplicada pela Caixa, tem gerado críticas e preocupações devido aos impactos diretos na vida financeira das pessoas, especialmente para aquelas que dependem do crédito rotativo como alternativa emergencial.
Segundo a representante dos empregados eleita para o Conselho de Administração da Caixa, Fabiana Uehara, clientes já estão relatando surpresa e frustração com o cancelamento de créditos sem aviso prévio.
“A partir de agora, clientes que possuem alguma operação de crédito com 90 dias ou mais de atraso terão o crédito rotativo [sendo o cheque especial o mais comum] cancelado, ainda que este não esteja em atraso. Cumprir a nova legislação do Banco Central não nos isenta do nosso compromisso de atender bem, com transparência e respeito, nossos clientes”, afirma Fabiana.
A mudança busca atender às novas normas de regulação contábil impostas pelo Banco Central, mas trouxe desafios para as instituições financeiras e seus clientes. Embora a medida seja obrigatória, a forma de implementação pela Caixa gerou desconforto e desinformação.
“A Caixa tem que se adequar à legislação, mas, para isso, a adequação tem que ser planejada e os clientes devidamente avisados”, diz o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.
“Uma mudança como essa causa impactos no planejamento financeiro dos clientes. É necessário que recebam informações com antecedência e sejam orientados de forma que sejam evitados transtornos”, reforça a dirigente do Sindicato e empregada da Caixa, Luiza Hansen.