Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Condições abusivas

Sindicato leva Portal do Inferno para agência do Itaú na Vila das Mercês

Imagem Destaque
Imagem mostra dirigentes protestando em frente à agência do Itaú na vila das mercês

O Sindicato dos Bancários de São Paulo realizou, nesta quarta-feira 22, uma atividade lúdica em protesto contra as condições de trabalho abusivas enfrentadas pelos funcionários da agência do Itaú na Vila das Mercês, zona sul da capital paulista.

O “Portal do Inferno” buscou dar visibilidade ao sofrimento causado pela intensa pressão por metas e práticas de gestão consideradas assediadoras.

De acordo com denúncias, os bancários da unidade enfrentam uma rotina marcada por cobranças excessivas, que chegam a ocorrer fora do horário de expediente, incluindo fins de semana e períodos de licença médica.

Além disso, os funcionários têm sido impedidos de usufruir os 30 dias integrais de férias, são expostos em rankings indiretos que aumentam a pressão psicológica, recebem ameaças frequentes de demissão e, muitas vezes, precisam estender a jornada além das 18h para captar novos clientes.

Dias antes da atividade, na tentativa de buscar soluções, dirigentes sindicais se reuniram com a gerente da unidade para orientar sobre a necessidade de melhorar o ambiente de trabalho.

No entanto, segundo relatos, ao invés de adotar uma postura construtiva, a gerente intensificou práticas de assédio moral, promovendo transferências arbitrárias e intimidando funcionários em busca de identificar os responsáveis pelas denúncias.

“Assédio moral é inaceitável. A gerente poderia ter encarado o feedback como uma oportunidade de melhoria, mas optou por confrontar o Sindicato, o que resultou na necessidade de uma ação de denúncia pública”, afirmou Elaine Machado, dirigente sindical e funcionária do Itaú.

Gleice Pereira, também dirigente sindical e bancária do Itaú, reforça o compromisso do Sindicato contra essas práticas.

“Continuaremos vigilantes em relação a essa agência. E lembramos que o Canal de Denúncias do Sindicato está à disposição para acolher trabalhadores que enfrentem situações semelhantes.”

Procure o Sindicato

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.

Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário ou whatsapp.

Redes Sociais - nossos canais no FacebookTwitter e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria bancária.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

 

seja socio