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Campanha incentiva a camisinha no Carnaval

Linha fina
Ministério da Saúde destaca prevenção à aids e visa a atingir público jovem do país
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São Paulo – Mensagens de um homem e de uma mulher cujo centro do assunto é a aids. Essa é a peça publicitária do Ministério da Saúde que começa a ser veiculada a partir de terça-feira 14 nas emissoras de TV aberta do país.  A divulgação é uma nova etapa da campanha lançada em 2 de fevereiro, cujo tema é “No Carnaval rola de tudo, só não rola sem camisinha”.

De acordo com o ministério, a campanha é direcionada aos mais jovens e, durante a conversa do informe publicitário, o casal fala sobre o aumento em 10% no número de casos da doença entre os jovens gays. Além disso, que o uso regular de preservativos é feito por apenas 43% dos jovens.

Segundo dados do Boletim Epidemiológico Aids 2011, nos últimos 12 anos, a porcentagem de jovens de 15 a 24 anos com aids caiu 20,1%, enquanto entre os gays da mesma idade aumentou 10,1%. Em 2010, para cada 16 homossexuais dessa faixa etária vivendo com aids, havia 10 heterossexuais. Essa relação, em 1998, era de 12 para 10.

Polêmica – Na semana passada, o Ministério tirou do site do Departamento de DST (doenças sexualmente transmissíveis), Aids e Hepatites Virais o vídeo com um casal gay trocando carícias em uma boate. A justificativa é que o informe integra a campanha de esclarecimento, mas para ser veiculada somente em ambientes fechados e frequentados pelo público-alvo deste ano: jovens gays de 15 a 24 anos. A retirada gerou críticas de entidades da sociedade civil de combate à aids.


Redação, com informações do Ministério da Saúde e Agência Brasil - 14/2/2012
 

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